Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
No inverno, o clima seco tortura quem sofre com alergias respiratórias, como a asma e a rinite. Na sua próxima crise, esprema algumas laranjas e acabe rapidinho com o desconforto. Mas antes de louvar a vitamina C, saiba que o mérito não é dela desta vez.
Numa pesquisa que acaba de ser concluída pela Escola de Medicina Johns Hopkins, nos Estados Unidos, os médicos descobriram que o consumo de folato alivia os sintomas das alergias respiratórias. E a laranja é uma ótima fonte desta vitamina, que também é encontrada nas folhas verde-escuras, na cenoura e nos cereais.
Os pesquisadores perceberam que a adição de ácido fólico em alimentos como pães e bolos reduziu a incidência das alergias. A conclusão foi obtida após o acompanhamento de 8 mil pessoas, durante dois anos: quanto mais altos os níveis de ácido fólico no sangue, identificaram os médicos, menores os níveis do agente responsável por desencadear as crises alérgicas. Os pesquisadores também notaram que as alergias de pele diminuem com o consumo regular de folato.
A vitamina, que já é famosa por ajudar na prevenção do infarto e da artrite reumatóide, também é essencial para as grávidas, porque age na formação dos genes do bebê. "A suplementação de folato, geralmente, só é necessária na gravidez", afirma a nutricionista do MinhaVida, Roberta Stella. "Uma dieta balanceada consegue fornecer os 400mcg necessários diariamente a homens e mulheres".
Veja algumas sugestões de consumo de ácido fólico
Arroz cozido (1 xícara): 60mcg
Aspargo cozido (1/2 xícara): 131mcg
Feijão preto (1 concha): 119 mcg
Grão-de-bico (1/2 xícara) 141mcg
Pão (1 fatia): 20mcg
Suco de laranja concentrado (170 ml): 82mcg