Do cor-de-rosa chiclete, cereja, bebê ao pink, os tons de rosa estão em alta nas bocas das mulheres. Seja pela variedade indiscutível de tonalidades disponíveis no mercado, seja pela cor remeter à feminilidade, o batom rosado é hit da maquiagem. Versátil, a cor não fere o estilo de ninguém e pode criar um visual retrô, romântico, sexy ou modernoso. Tudo depende da personalidade de cada uma. "A escolha do rosa vai do gosto de cada um", afirma Itamar Senna, maquiador do Studio Prime.
Lábios grossos ou finos
Quando o assunto é escolher entre o tom que deixará os lábios mais bonitos, surge a dúvida: Qual a cor que fica melhor para o meu formato de boca? Segundo o maquiador, vale apostar em um tom de rosa mais escuro quando os lábios são muito finos. "Tons de rosa mais fortes, como o pink, valorizam os lábios", explica o maquiador. Já, os mais claros fazem com que lábios não ganhem tanto destaque na produção e chamem menos atenção.
E o tom da pele?
De acordo com Itamar, não há como ditar uma regra que diga que, por exemplo, pessoas com a pele mais clara devem usar tons mais claros de rosa. "A moda independe do tom de pele", explica. Porém, se a moda não faz seu estilo e lhe parece muito mais interessante seguir padrões para não fazer feio na hora da produção, o maquiador dá dicas de como escolher entre as variedades de tons sem entrar em conflito com o tom de pele.
Morenas: podem usar a grande maioria dos tons de rosa, com passe livre para o rosa pálido, bebê, chiclete ou pink.
Loiras: quando a pele é bem branquinha, as chances de que a aparência fique ainda mais pálida são enormes se a escolha do batom não for criteriosa. A dica é apostar em tons de rosa que puxem para o dourado ou alaranjado, como o salmão e o coral. O nude, tendência tanto nas passarelas quanto na composição do visual, deve passar longe dos lábios das clarinhas, pois ele apaga a boca. A não ser que a ideia seja criar um look boca pálida.
Negras: se a pele é mais escura, a dica é usar tons fortes, como o fúcsia, o pink e tons puxados para o cereja e o vinho.
Escolhendo o que destacar
Quando o assunto é o visual, a busca pela harmonia deve sobressair. Geralmente, quando se destaca a boca com tons fortes, o make dos olhos fica mais discreto, e vice-versa. Mas, como salienta o maquiador, isso não é uma regra e depende da personalidade de cada mulher. A ressalva do maquiador é somente com combinações. "Combinar batom com sombra ou a sombra com a cor da roupa é algo ultrapassado", afirma ele.