A especialista nasceu na Guatemala em 1947. Desde jovem dedicou-se à arte, atuando profissionalmente durante muitos anos...
iStress e cansaço são dois atributos indesejáveis, mas que não raramente constituem o cotidiano de qualquer cidadão comum. Parte deles surge com o decorrer da idade e toda correria que envolve o mundo do trabalho. Muitas vezes, o indivíduo que entra neste mercado onde a pressão por resultados beira a crueldade, chega despreparado. Ainda que a questão curricular seja favorável, não basta compreender apenas o mundo ao redor. É fundamental conhecer-se e saber quais limites podem e devem ser atingidos. O primeiro passo na direção correta é decifrar como funciona o próprio corpo.
Desde o nascimento, o ser humano muda suas formas. Mas é no estágio infantil que a criança começa a adquirir consciência e entender seu entorno. Criar hábitos saudáveis e de conhecimento do próprio corpo desde pequenas é fundamental para progredir em outras fases do ciclo de vida. Uma das formas de transmitir esse conteúdo às crianças que vem crescendo no mercado é a Eutonia. A sua prática propõe recursos simples e efetivos para gerenciar o controle corporal.
Ao tornar consciente o modo como o estado emocional interfere no aspecto físico, o indivíduo começa a modificar suas atitudes pela própria vontade. Incorporar na infância esses costumes reforça o amadurecimento ideal, carregado de autoconhecimento.
Este é o maior exercício que a Eutonia propõe: a atualização das ações por meio da consciência que se inicia quando se aprende a prestar atenção nas atividades realizadas e na maneira como são realizadas, interferindo assim no funcionamento dos mecanismos de regulação das tensões de maneira consciente.
Desde o acordar até o descanso o individuo tem condições de modificar a própria atitude em função de permanecer atento a si próprio, conhecendo e utilizando os recursos fisiológicos e as leis físicas, mantendo uma relação amigável com o espaço e equilibrando a distribuição do peso do próprio corpo na resistência que sustenta.
Não há limite de idade para o início das práticas, mas quanto antes melhor. A Eutonia é excelente, pois ensina como tirar o máximo proveito do corpo, sem o desgastar, sem fazer esforços desnecessários, e com muita produtividade e prazer.