Cirurgião Vascular com ampla expertise em nutrologia. Especializou-se em Terapias Antioxidantes pelo The Robert W. Bradf...
iShakes de proteínas são muito populares entre atletas e quem malha para esculpir o corpo. Agora também está sendo largamente utilizado entre as grávidas que desejam manter o peso, aumentar a massa muscular e continuar a ter o mesmo corpo depois da gravidez. Acho ótimo, pois considero a proteína do soro (whey) em pó uma opção nutritiva, de rápido preparo e bastante prática.
O uso de alimentos orgânicos deve ser incentivado e, entre eles, incluo o shake de proteínas, mas tomando-se certos cuidados. É importante lembrar que nenhum tipo de shake substitui a as fontes naturais de proteínas. Eles servem como complemento para a alimentação, e não devem ser tratados como refeições.
Alguns produtos que estão no mercado podem apresentar quantidades significativas de metais pesados como arsênico, cádmio, chumbo e mercúrio. Esses metais são tóxicos ao organismo e se acumulam no corpo, causando problemas muitas vezes irreparáveis como doenças cardiovasculares, neurológicas e até câncer. Antes que as complicações fiquem mais sérias, é importante notar se sintomas como tremores, desconforto gastrointestinal, cefaléia, palidez, taquicardia, confusão mental aparecem depois da ingestão desses produtos.
Há métodos de desintoxicação sob controle médico, como terapias antioxidantes e com aminoácidos específicos que permitem a mobilização e eliminação desses elementos tóxicos, mas o ideal é que os níveis desses metais não chegar a esse ponto. Fique atento ao rótulo e escolha um produto feito com leite de gado orgânico, sem aplicação de hormônios e pesticidas.
Whey protein torna mais eficiente a produção de insulina, melhora a absorção de nutrientes, fortalece o sistema imunológico, controla a pressão arterial e otimiza a glutationa no organismo, um poderoso antioxidante. Prefira whey concentrado, não isolado, e que seja processado a frio, pois o aquecimento destrói suas delicadas estruturas e faz com que seus benefícios não aconteçam.
É importante também que o shake tenha pouco carboidrato e seja adoçado naturalmente, já que adoçantes artificiai, que podem causar desde manifestação de zumbido no ouvido, estimular o maior consumo de carboidratos refinados (o que como consequência acarretará maior ganho de peso) agressões hepáticas, oculares, além de estar relacionado com determinados tipos de câncer.
Saiba mais: Beba shake de forma saudável