Psicanalista e hipnólogo clínico, atua desenvolvendo técnicas psicanalíticas associadas à hipnose, indicadas para os cas...
iHoje em dia, com tantas catástrofes naturais, crimes bárbaros, desigualdades sociais, falta de segurança, trânsito violento e mais um monte de informações negativas com as quais nos deparamos todos os dias no noticiário, podemos nos perguntar: Afinal, o mundo está melhorando? A resposta imediata seria NÃO!
Mas, do ponto de vista psicanalítico, a resposta pode ser bem diferente. Nestes últimos dias, foi possível acompanhar movimentos pelo mundo derrubando ditaduras que estavam no poder há décadas, grupos protegendo animais contra maus tratos, uma maior preocupação com a questão ambiental, conceitos de sustentabilidade sendo aplicados na nossa rotina diária, países emergindo e passando a ter um destaque na economia mundial. Ou seja, com essas coisas boas acontecendo, é possível perceber que uma mudança comportamental coletiva está ocorrendo.
Saiba mais: Constelação familiar: O que é, como funciona e para que serve
Essa transformação que estamos vivendo só é possível porque o ser humano está tendo consciência de seu próprio bem e se conhecendo mais profundamente, o que faz com que tenha maior responsabilidade sobre seus atos e, com isso, interaja melhor com a sociedade em que vive.
Pegando emprestada a frase de Buda que diz: "A paz vem de dentro de você mesmo, não a procure a sua volta" e aplicando à realidade dos dias de hoje, é perceptível que, cada vez mais, as pessoas buscam o autoconhecimento e esta busca as liberta da inércia moral e as faz enxergar um novo horizonte. Isso acontece porque, quando nos conhecemos melhor, toleramos mais, entendemos mais, respeitamos mais, enfim, aprendemos a viver em sociedade, descobrindo que as adversidades fazem parte dela. Um resultado muito positivo é que o nosso dia a dia estressante começa a ser visto de outra forma e passamos a entender que, se não plantarmos hoje, não teremos colheita amanhã.
Uma solução plausível para facilitar e, até mesmo, agilizar o encontro com o autoconhecimento, seria incluir uma carga horária de terapia complementar aos nossos estudos. O ensino, nos moldes em que se encontra hoje, não nos ensina a utilizar o nosso cérebro em proporções iguais, já que utilizamos muito mais o lado racional e deixamos adormecido o lado emocional.
A ciência já nos mostrou que o lado emocional tem uma capacidade infinitamente maior de acessar arquivos guardados em nosso inconsciente e de fixar o aprendizado de forma muito mais eficaz que o lado racional, e a terapia torna possível aprender a utilizar todo esse arsenal de conhecimento, nos ensinando a desenvolver os dois lados do cérebro de forma equilibrada e isso possibilita que o indivíduo se torne completo, capaz de enxergar os seus erros e entender os dos outros. Aos poucos, essa mudança comportamental de se conhecer vai ganhando força e se difundindo, para que tenhamos um mundo com mais harmonia e qualidade de vida.
Saiba mais: Por que fazer terapia?