Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iAs mudanças que vêm com a gravidez são inúmeras: seu corpo, sua maneira de ver a vida e até o modo como as pessoas enxergam você. As questões práticas também aparecem. E a hora da maternidade é planejada desde que se descobre a gestação.
Ao organizar a mala, é preciso pensar no clima que estará quando o pequeno vier ao mundo, em quantos dias que ficará na maternidade e em tudo que o bebê precisará usar enquanto estiver e quando sair de lá. E não são só roupinhas. Mesmo pequenininho, ele já precisará de alguns acessórios.
No caso da gestante, é comum que muitas mulheres se sintam desconfortáveis durante o pós-parto. Por isso, é importante optar por roupas e sapatos mais "leves", que não sejam apertados e que permitam que a mulher se movimente com conforto.
Para ajudar a garantir uma boa estadia na maternidade, separamos uma sugestão do que você pode colocar na bolsa. Confira:
Saiba mais: Licença-maternidade: quanto tempo, quem tem direito, quem paga e valor
O que levar para a maternidade
Se o parto for normal e tudo transcorrer bem, vocês serão liberados em um dia. No caso de cesárea, são, em média, três dias de internação.
Na sua mala:
Saiba mais: Teste do pezinho: Para que serve e quando fazer
- 3 camisolas ou pijamas com abertura fácil para os seios
- 5 calcinhas com cintura alta
- 1 muda de roupa para quando você sair do hospital
- Nécessaire com sabonete, xampu, escova de dente e creme dental
- Suplemento extra de absorventes
- 1 par de chinelos ou pantufas
- Protetores de seio
- 1 robe
- 3 sutiãs de amamentação
- Seus documentos e do acompanhante, incluindo seus exames, cartão de pré-natal, receitas de remédio, telefone do médico e carteira de convênio.
Na mala do bebê:
- 2 casaquinhos
- 3 conjuntinhos de pagão
- 1 pacote de fraldas descartáveis e lenços de limpeza
- Pomada para assaduras
- 6 fraldas ou toalhinhas de boca
- Escova para cabelo
- 3 macacões compridos
- 2 mantas
- 3 pares de meias
- Touca.
No caso das roupas, é bom saber: por menores que pareçam, elas provavelmente ficarão sobrando nos primeiros dias e então deixarão de servir depois de um mês ou dois. Bebês crescem em uma velocidade surpreendente, e não é raro que aquelas roupinhas lindas sejam usadas uma única vez.
Saiba mais: Cesariana (parto cesárea) dói? Veja passo a passo
Na mala do(a) acompanhante:
- 2 pijamas
- 3 camisetas
- 3 calças
- Chinelos
- Documentos.
Lista de enxoval
Para garantir que não falte nenhum ítem importante na bolsa da maternidade no dia do parto, o indicado é que se organize uma lista de enxoval antes de completar 32 semanas de gravidez. Além do que é necessário levar na mala, também vale garantir que a casa esteja adaptada para a chegada do bebê, com um berço apropriado e meios que facilitem sua locomoção, como o carrinho.
No site da Amazon, é possível criar uma Lista do Bebê, permitindo que famílias organizem um checklist completo e personalizado para o enxoval, com produtos das categorias: passeio, quarto do bebê, hora do banho, alimentação, troca de fraldas, segurança e muito mais.
O link pode ser compartilhado com amigos e familiares que desejam presentear o bebê ou a gestante com produtos essenciais para esse momento. Com o cadastro da lista, é possível controlar a quantidade de itens adicionados, comprados, acesso a descontos e, ainda, quantas semanas faltam para o nascimento. Clique aqui para acessar o site.