Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Aos três meses de gestação, os sintomas são variados. Algumas mulheres começam a sentir aquele mal-estar pela manhã diminuir nessa fase. Para outras, pode até piorar (torcemos para que você pertença ao primeiro grupo!). Dizem que, quando o bebê é menina, a mãe vomita mais. Isso até pode ser verdade, porque os níveis do hormônio da gravidez, que provocam os enjoos, são mais elevados nas mulheres que esperam garotinhas. O terceiro mês de gestação vai das 9 às 12 semanas.
Nesse mês, a taxa do hormônio progesterona aumenta. Os possíveis resultados? Mau humor e um vermelhão no rosto. Dores-de-cabeça, tonturas leves e palpitações também são comuns nessa fase, porque o volume de sangue no corpo aumenta até o fim da gestação, ele será 50% maior. Como esses sintomas também podem ser sinais de doenças, é sempre bom conversar com o médico. Se estiver sem pique, descanse sem culpa.
Seu útero continua crescendo, e os ligamentos que o sustentam se esticam para acomodar o novo volume. Por isso, você pode ficar com a barriga dolorida ou sentir uma fisgada perto da virilha. A boa nova é que o útero vai pressionar menos sua bexiga.
Assim, as visitas ao banheiro vão diminuir, uma alegria que dura pouco. A gravidez também faz com que a bexiga desça, o que aumenta o risco de infecções urinárias. Se você sentir dor na hora de fazer xixi ou uma sensação de queimação e peso na bexiga, procure logo o médico. Beber bastante água e ser ainda mais cuidadosa com a higiene ajuda a prevenir o problema.
Foto de feto de 3 meses de gravidez:
O que fazer aos 3 meses de gravidez:
- Fazer consulta pré-natal
- Repousar sempre que se sentir cansada, sonolenta ou com dores
- Evitar roupas apertadas na barriga
- Ficar atenta aos sinais de infecção urinária
- Começar a planejar o quarto do bebê.