Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Aos 7 meses, você está entrando no último trimestre da gestação. O fundo do seu útero está perto das costelas inferiores, o que pode deixar você com falta de ar. Não se preocupe. Isso não prejudica o suprimento de oxigênio do bebê. Seu sistema circulatório já está adaptado para compensar esta situação. Os 7 meses vão das 27 às 30 semanas.
Além da barriga e dos seios aumentarem bastante nessa última fase, também cresce o inchaço das pernas e pés. As mãos e o rosto também podem ficar mais gordinhos. O risco de ter varizes aumenta. Também é comum ter cãibras nas pernas, hemorroidas e problemas de digestão. Até o final da gestação, você deve ganhar entre três e cinco quilos.
Lá pela metade do mês, esses sintomas todos deixam algumas mulheres bem irritadas, se perguntando quando tudo isso vai passar. Se for seu caso, converse com o médico para reduzir esses desconfortos, ele certamente vai saber como ajudar.
Concentre-se na parte boa: seu bebê vai estar se mexendo bastante e a barriga vai estar redonda e linda!
A melhor posição para dormir com o barrigão será deitada sobre o lado esquerdo, o que melhora a circulação. Se você costumava dormir de bruços, pode ter dificuldade de pegar no sono. Tente usar um travesseiro sob a barriga ao se deitar de lado, outro entre as pernas e mais um apoiando suas costas. Esse ninho aumenta seu conforto e ajuda a manter a linha da coluna reta.
O que fazer aos 7 meses de gravidez?
- Procurar o médico para lidar melhor com os desconfortos
- Diminuir o sal na dieta, usar meias de compressão, tipo Kendall, e deitar com as pernas para cima para evitar o inchaço e as varizes
- Descansar e evitar esforços se estiver com dificuldade de respirar
- Encher a cama de travesseiros e dormir deitada sobre o lado esquerdo.