Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Uma pesquisa recente realizada pelo International Chair on Cardiometabolic Risk (Université Laval, Canadá), mostrou que, embora a maioria das pessoas se preocupe com os prejuízos do excesso de peso para a saúde de seus entes queridos, um número considerável não discute essa questão.
A pesquisa entrevistou mais de 2.000 pessoas e constatou que 59% delas temem que o aumento do peso leve a sérios problemas de saúde, mas evitam dizer isso a seus parceiros por medo de ferir seus sentimentos. Cerca de 30 % dos homens que participaram da pesquisa disseram ter receio de dizer à parceira que ela deveria perder peso, enquanto para as mulheres o número foi de 10%. As mulheres foram mais hesitantes quando o confronto era direcionado a um amigo próximo: 23% evitavam dizer a um amigo que ele precisava perder peso, enquanto apenas 8% dos homens tinham esse receio.
Saiba mais: Alie dieta a exercício físico
Quase metade das pessoas (42%) com idade entre 18 e 24 anos preferiam não dizer ao ente querido que ele deveria perder peso, enquanto apenas um terço dos indíviduos com mais de 25 e menos de 44 anos tinham esse medo e um quarto dos participantes com mais de 44 anos coibiam essa ação.
Conversar com um amigo ou familiar sobre a perda de peso pode não ser uma tarefa das mais fáceis. Mas, se ela for feita com sensibilidade, é possível evitar riscos à saúde da obesidade e até salvar a vida do parceiro. Fazer mudanças simples de estilo de vida, como tornar-se mais ativo, alterar alguns hábitos alimentares e substituir bebidas açucaradas por água, faz toda a diferença.
Segundo os pesquisadores, vários estudos mostram que a perda de 5 a 10% do peso corporal pode reduzir de 10% a 30% da gordura abdominal. O tamanho da cintura está diretamente relacionado a problemas de saúde, como o infarto. Para os homens, a cintura não deve ser maior que 94 cm e, para as mulheres, não mais que 80 centímetros. Por isso, quando for se pesar, lembre-se também da fita métrica.
Parceria para perder peso
Fazer regime pode se tornar uma tarefa mais fácil, quando feito com quem nós amamos. Além de deixar a relação ainda mais fortalecida, um incentiva o outro a manter a linha. "Fazer refeições com quem amamos vai muito além do prazer de comer. O hábito ajuda a melhorar a rotina alimentar, pois o casal tende a prestar mais atenção aos alimentos que são colocados no prato", afirma o psiquiatra Maurício de Lima.
Dancem mais
Maurício Lima indica a dança como uma carta na manga. "É uma opção para os casais que não gostam de fazer musculação, mas que querem praticar exercícios físicos". Além disso, a proximidade proporcionada por essa modalidade pode aquecer qualquer relacionamento.
Refeições em casal
A ideia dos dois saírem ganhando não exige receitas específicas para o homem e outra para a mulher. Mas o homem pode comer porções maiores do que a mulher, já que, pela própria estrutura corporal, possui mais músculos e queima mais calorias.
Mantenha a chama acesa
Para atingir a meta é importante preservar os momentos românticos que, ao longo da relação, podem ficar esquecidos. Namorar e estar feliz ao lado de quem nós amamos também é uma forma de manter o corpo saudável.