Redatora especialista em temas relacionados com bem-estar, família e comportamento.
A batata-doce é uma ótima fonte de carboidratos saudáveis, de baixo índice glicêmico. Ou seja, que auxiliam no controle da glicemia, na perda de peso e no ganho de massa muscular, além de promoverem energia para o corpo. Ah, e a versão roxa também é um excelente antioxidante!
Pensando na melhor forma de incluir o tubérculo na alimentação, a apresentadora Bela Gil ensinou esta receita de nhoque de tirar o fôlego! Veja o passo a passo:
Ingredientes
- 4 batatas-doces roxas grandes;
- 2 colheres (sopa) de azeite;
- ½ xícara (chá) de farinha de arroz;
- 1 colher (chá) de noz-moscada ralada;
- Sal marinho a gosto;
- ¼ de xícara (chá) de fécula de mandioca, araruta ou amido de milho;
- Azeite para selar o nhoque.
Modo de preparo
Leve as batatas com casca ao forno a 200ºC por 20 minutos ou até ficarem macias. Se preferir, cozinhe as batatas sem casca no vapor ou na água. Assim que estiverem prontas, descasque-as ainda quentes, coloque-as em uma tigela e amasse. Adicione azeite assim que a batata amornar e mexa bem para a massa ficar homogênea.
Aos poucos, despeje a farinha de arroz sem parar de mexer. Tempere com noz-moscada e sal e misture bem.
Em seguida, polvilhe uma bancada com a fécula de mandioca e sove a massa nela. Se necessário, adicione um pouco mais de farinha de arroz para a massa ficar bem lisa e não grudar.
Faça rolinhos com a massa e corte em pedaços pequenos. Cozinhe os nhoques em água fervente com sal. Quando a massa subir, retire o nhoque e coloque em uma tigela com água gelada para interromper o cozimento.
Escorra, transfira para uma nova tigela e regue com um pouco de azeite para evitar que os nhoques fiquem grudados.
Por fim, em uma frigideira, aqueça o azeite e sele os nhoques de ambos os lados até ficarem com uma crosta dourada. E está pronto, agora é só servir com o molho de sua preferência!