Redatora focada na produção de conteúdos sobre alimentação, beleza e família.
Você já ouviu falar nas PANCs? Essa sigla significa Plantas Alimentícias Não Convencionais, espécies vegetais que não são amplamente utilizadas (ainda), mas que promovem inúmeros benefícios para a saúde.
Uma das PANCs mais famosas no Brasil é a peixinho da horta (Stachys byzantina). Essa planta também pode ser conhecida como orelha de coelho e lambari da horta, a variar do local no qual ela está inserida.
Por ser uma planta de fácil plantio, caso você queira começar uma hortinha na sua casa, ela é uma espécie indicada para iniciantes. Já no quesito nutricional, ela é rica em minerais, potássio, cálcio e ferro, além de ser uma excelente fonte de fibra alimentar. Portanto, veja a seguir uma forma de prepará-la em casa, com a receita ensinada pela nutricionista Karelin Cavallari:
Ingredientes
- 10 folhas de peixinho da horta (lavadas e secas)
- 3 colheres de aveia em flocos
- 1 colher de sopa de farinha de castanha de caju
- 1 colher de sopa de açafrão
- 1 colher de sopa de páprica
- 1 colher de sopa de orégano
- 1 ovo
- 1 colher de sopa azeite
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Misture a aveia, a farinha de castanhas e os temperos secos. Em uma tigela à parte, bata o ovo no garfo e tempere com sal, azeite e pimenta. Passe as folhas no ovo e, em seguida, na mistura seca. Leve ao forno preaquecido por 20 a 25 minutos até que apresente uma textura dourada crocante. Sirva com molho de tahine, limão, azeite, pimenta e sal.