Apresentação de Etna
Laboratório: Gross
Princípios ativos: acetato de hidroxocobalamina, citidina, uridina
Etna® Injetável: frasco-ampola com pó liófilo para solução injetável com 5,0 mg de fosfato dissódico de citidina (CMP), 3,0 mg de trifosfato trissódico de uridina (UTP) e 2,0 mg acetato de hidroxocobalamina + ampola com 20 mg de cloridrato de lidocaína em 2 mL de diluente. Caixa com 3 frascos-ampola com pó liófilo para solução injetável e 3 ampolas de diluente e caixa com 6 frascos-ampola com pó liófilo para solução injetável e 6 ampolas de diluente.
Composição de Etna
Cada frasco-ampola de liófilo contém:
- fosfato dissódico de citidina (CMP) : 5,0 mg
- trifosfato trissódico de uridina (UTP) : 3,0 mg
- acetato de hidroxocobalamina : 2,0 mg
- Excipiente: manitol.Cada ampola do diluente contém:
- cloridrato de lidocaína : 20 mg
- Excipente q.s.p : 2,0 mL (cloreto de sódio e água para injeção.)
Para que serve Etna
Etna® Injetável é indicado no tratamento de alguns tipos de doença nos nervos periféricos, tais como trauma ou compressão locais.
Ação esperada de Etna
Etna® Injetável ajuda na recomposição do nervo periférico lesado através do fornecimento de nucleotídeos e vitamina B12, substâncias necessárias à sua recuperação. O tempo para o início de ação de Etna® Injetável irá variar de acordo com o tipo de doença nos nervos periféricos e o seu nível de gravidade.
Contraindicações e riscos de Etna
História de alergia a seus componentes (veja na seção Composição). Informe seu médico se você está em investigação diagnóstica de doença proliferativa, se teve acidente vascular cerebral recentemente, se é portador(a) de certos tipos de doença genética (deficiência de diidropirimidino desidrogenase, deficiência de ornitina carbamoiltransferase e deficiência de diidropirimidinase), ou se apresenta doença cardíaca ou doença convulsiva (tipo epilepsia).
Precauções e Advertências de Etna
Etna® Injetável pode afetar ou ser afetado pelos seguintes medicamentos (em ordem alfabética): alopurinol, amprenavir, atazanavir, cimetidina, cisatracúrio, citicolina, diidroergotamina, eritromicina, estavudina, fenitoína, lamivudina, metropolol, nadolol, óxido nitroso, pentobarbital, propafenona, propofol, propranolol, ribavirina, ritonavir, succinilcolina, zalcitabina e zidovudina. Álcool interfere na quantidade de um dos componentes de Etna® (UTP) no sangue e pode interagir com a lidocaína presente na ampola de diluente.
Se você for tomar Etna® Injetável, informe seu médico se é portador de doença cardíaca ou neurológica (convulsões, epilepsia).
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Uso de Etna na gravidez e amamentação
CATEGORIA DE RISCO DE FÁRMACOS DESTINADOS ÀS MULHERES GRÁVIDAS: D. O fármaco (cloridrato de lidocaína), demonstrou evidências positivas de risco fetal humano, no entanto os benefícios potenciais para a mulher podem, eventualmente, justificar o risco, como por exemplo, em caso de doenças graves ou que ameaçam a vida, e para as quais não existam outras drogas mais seguras.
Armazenamento, data de fabricação, prazo de validade e aspecto físico de Etna
Proteger Etna® Injetável da luz. Conservar em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30 ºC).
Etna® Injetável é composto por um frasco-ampola de cor âmbar com pó de coloração rosa e uma ampola incolor com líquido diluente também incolor.
Etna® Injetável deve ser injetado imediatamente por via intramuscular após a diluição do conteúdo do frasco-ampola pelo diluente.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Posologia, dosagem e instruções de uso de Etna
O esquema posológico sugerido de Etna® Injetável é: 1 ampola de Etna® Injetável IM uma vez ao dia por 3 dias, seguida de 2 cáps. de Etna® de oito em oito horas por 30 a 60 dias. Este esquema pode ser modificado de acordo com o julgamento médico.
Posologia e duração do tratamento com Etna® Injetável serão determinadas por prescrição médica. A dosagem máxima é a determinada pela posologia do produto, porém podendo ser alterada a critério do médico prescritor.
Aspirar com um seringa estéril descartável, o líquido diluente contido na ampola e injetá-lo no frascoampola âmbar contendo o produto liofilizado (pó). Após a diluição, reaspirar o conteúdo já diluído (2 mL) com a mesma seringa estéril descartável e administrar imediatamente por via intramuscular com técnica de injeção apropriada. A concentração dos componentes de Etna® Injetável depois de diluído é: CMP 5,0 mg, UTP 3,0 mg e acetato de hidroxocobalamina 2,0 mg. Para reconstituição, utilizar somente o diluente que compõe o produto Etna® Injetável.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Interrupções no tratamento de Etna
Consulte seu médico, caso você se esqueça de tomar uma dose.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Reações adversas de Etna
Etna® Injetável, além de alergia (coceira, rinite, urticárias), também pode causar reações no coração (arritmias), formigamentos e convulsões (todas estas reações são mais comuns em pessoas que já tenham problemas no coração ou neurológicos).
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Superdosagem de Etna
Não são conhecidos os efeitos do uso de Etna® Injetável em grande quantidade. Todavia, se isto ocorrer, procure o pronto-socorro.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Venda sob prescrição médica.
- FARM.RESP.: Marcio Machado
- CRF-RJ Nº. 3045
- REG-MS Nº. 1.0444.0050LABORATÓRIO GROSS S.A.
- Rua Padre Ildefonso Penalba, Nº. 389. CEP: 20775-020
- Rio de Janeiro – RJ
- CNPJ: 33.145.194/0001-72
- Indústria Brasileira
- www.gross.com.br
- Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC): 0800 709 7770
- sac@gross.com.br Fabricado por: EUROFARMA LABORATÓRIOS S/A.
- Av. Ver. José Diniz, 3465, Campo Belo - São Paulo – SP
- Registrado por: LABORATÓRIO GROSS S.A.