Apresentação de Muvinlax
Laboratório: Libbs
Princípios ativos: bicarbonato de sódio, cloreto de potássio, cloreto de sódio, macrogol
Pó para preparação extemporânea sabor limão. Embalagens contendo 20 sachês com 14 g cada.
Composição de Muvinlax
Cada sachê contém 13,125 g macrogol 3350; 0,1775 g de bicarbonato de sódio; 0,3507 g de cloreto de sódio e 0,0466 g de cloreto de potássio.
Excipientes: sacarina sódica, ciclamato de sódio, dióxido de silício e aroma de limão.
Após dissolução do sachê em 125 mL de água, a solução contém:
sódio................65 mM
potássio............5,4 mM
cloreto..............53 mM
bicarbonato.......17 mM
Para que serve Muvinlax
Indicado para o tratamento da constipação intestinal, tratamento da impactação fecal (fezes endurecidas e “paradas” no intestino) e preparo intestinal antes de cirurgias e exames endoscópicos ou radiológicos.
Ação esperada de Muvinlax
Muvinlax® é um laxativo do tipo osmótico não irritante.
Promove o amolecimento das fezes e o aumento da frequência da evacuação, pela sua capacidade de reter água no interior do intestino.
Contraindicações e riscos de Muvinlax
Não use Muvinlax® no caso de reação alérgica ao macrogol ou a qualquer componente de sua formulação.
Muvinlax® não deve ser utilizado por portadores de doenças inflamatórias intestinais ativas graves, colite tóxica, obstrução ou perfuração do trato digestivo; ou por pacientes com dor abdominal de origem desconhecida.
Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos de idade.
Precauções e Advertências de Muvinlax
Muvinlax® não interfere na absorção de alimentos ou bebidas. Uma dieta balanceada, rica em fibras, maior ingestão de água e exercícios físicos regulares são adjuvantes no tratamento da constipação.
Muvinlax® pode ser utilizado com segurança em idosos.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Cada sachê de Muvinlax® contém 0,19 g de sódio e 0,024 g de potássio.
Interações medicamentosas de Muvinlax
Muvinlax® não possui interação direta com outros medicamentos conhecidos, no entanto, uma vez que é esperado um efeito laxativo, não é recomendada sua utilização conjunta com outras medicações. Avise seu médico ou farmacêutico caso você utilize outros medicamentos, mesmo os sem prescrição médica, suplementos nutricionais ou fitoterápicos (produtos à base de plantas medicinais).
Quando for utilizado para preparo do cólon, poderá ocorrer diminuição ou eliminação da absorção de outros medicamentos, portanto, recomenda-se que as medicações orais sejam administradas antes de duas horas ou após três horas do uso de Muvinlax® ou conforme orientação específica de seu médico.
Muvinlax® não contém fenilalanina: pode ser usado seguramente por pacientes com fenilcetonúria.
Uso de Muvinlax na gravidez e amamentação
Mulheres grávidas: informe ao médico se você estiver grávida ou amamentando.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Armazenamento, data de fabricação, prazo de validade e aspecto físico de Muvinlax
Este medicamento deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C), protegido da luz e da umidade.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original
Muvinlax® é um pó fino, branco e com odor característico de limão.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Posologia, dosagem e instruções de uso de Muvinlax
Muvinlax® deve ser tomado sempre após dissolução completa de cada sachê em um copo (125 mL) de água, chá ou suco, para uso imediato. Mexa bem a solução antes de tomar cada dose.
No preparo do cólon e tratamento da impactação fecal
Dissolver oito sachês para cada litro de água. A utilização de água gelada melhora a palatabilidade (sabor) e a aceitação da solução.
Depois de preparada, tome a solução de Muvinlax® na velocidade de um copo de 250 mL a cada dez minutos. É preferível tomar cada porção rapidamente a tomá-la em pequenos goles.
Normalmente, o primeiro movimento intestinal ocorre cerca de uma hora após o início da ingestão da solução. Os movimentos se tornarão mais frequentes até que o intestino tenha se esvaziado.
Para melhores resultados, não deve ser consumido nenhum alimento sólido de três a quatro horas antes da tomada da solução de Muvinlax®, e de maneira nenhuma qualquer tipo de alimento sólido deve ser ingerido nas duas horas seguintes à administração.
Constipação intestinal
Adultos: iniciar com um a dois sachês ao dia, tomados de preferência pela manhã ou conforme prescrição médica.
Podem se passar de um a dois dias, desde a primeira administração, até que o efeito se manifeste. A dose pode ser ajustada conforme a resposta terapêutica. Em casos de constipação intensa ou quando se desejar uma resposta rápida, podem ser utilizados cinco sachês à noite.
Crianças (acima de 2 anos de idade): a dose inicial média é de 0,8 g/kg ao dia (de 0,3 a 1,4 g/kg ao dia). A dose deve ser ajustada de acordo com a resposta individual do paciente. Muvinlax® é seguro para ser utilizado em adultos e crianças acima de 2 anos de idade mantendo sua eficácia por longos períodos, conforme a necessidade de cada paciente.
Em estudos clínicos, o macrogol 3350 foi administrado em pacientes com constipação crônica, por períodos de até 30 meses, não sendo verificadas reações adversas, distúrbios hidroeletrolíticos ou alterações laboratoriais significativas.
Impactação fecal
Adultos: a dose diária é de oito sachês dissolvidos em 1 litro de água. Esta solução deve ser tomada no período de quatro a seis horas. Duração do tratamento: um a três dias.
Crianças (acima de 2 anos de idade): administrar 1,5 g/kg ao dia, até o máximo de 100 g, em uma a duas tomadas antes das refeições, por um período de um a três dias.
Preparo para colonoscopia
Adultos: preparar uma solução com oito sachês em 1 litro de água (110 g/L) de Muvinlax®. Deve ser tomado um copo de 250 mL a cada dez minutos, até que o efluente retal seja claro e livre de partículas sólidas, ou até que tenham sido consumidos 4 litros da solução. Duração do preparo: aproximadamente quatro horas.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
Interrupções no tratamento de Muvinlax
Se você se esquecer de tomar uma dose, procure tomá-la assim que possível. Se estiver próximo ao horário da dose seguinte, despreze a dose esquecida e volte ao seu esquema normal. Não tome duas doses ao mesmo tempo.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Reações adversas de Muvinlax
Você poderá sentir cólicas leves, empachamento, flatulência ou diarreia; avise seu médico se esses sintomas se tornarem intensos.
Atenção: este produto é um medicamento que possui inclusão de indicação terapêutica nova no país e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico.
Superdosagem de Muvinlax
O efeito do macrogol dependente da dose administrada, esperando-se apenas diarreia abundante em caso de superdose (quantidade maior que a indicada). A suspensão do medicamento reverte os sintomas.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
MS nº: 1.0033.0131
Farmacêutica Responsável: Cintia Delphino de Andrade – CRF-SP nº: 25.125
Registrado por:
LIBBS FARMACÊUTICA LTDA.
Rua Josef Kryss, 250 – São Paulo – SP
CNPJ 61.230.314/0001-75
Fabricado por:
LIBBS FARMACÊUTICA LTDA.
Rua Alberto Correia Francfort, 88 – Embu das Artes – SP
Indústria Brasileira
www.libbs.com.br
Esta bula foi aprovada pela ANVISA em 16/04/2013.