PUBLICIDADE

5 coisas que você não deve ingerir de estômago vazio

Certos alimentos, bebidas e remédios, quando consumidos em jejum, trazem prejuízos para a saúde

Nem tudo pode ser consumido em jejum. Muitas vezes, o estômago não recebe bem determinados alimentos, bebidas e substâncias - o que pode causar gastrite e problemas até mais graves. Veja o que evitar:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Anti-inflamatórios

São ácidos e, por isso, têm vários efeitos no trato digestório. No estômago, diminui a defesa da mucosa por baixar a produção de prostaglandinas, o que reduz a barreira de muco e bicarbonato - além de aumentar a permeabilidade de células estomacais e reduzir o fluxo de sangue para a mucosa. Isso a torna mais suscetível a ação do suco gástrico, causando gastrites e úlceras.

Café

A cafeína estimula a secreção de ácido, a redução do fluxo sanguíneo para a mucosa e a diminuição da produção de muco protetor. Esses efeitos podem levar a lesões e são em parte atenuados quando a bebida é consumida depois de comer.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Álcool

A substância, por si só, já é bastante nociva ao estômago: pode causar desde gastrites até cirrose e tumores no trato digestório. Quando consumida em jejum, acelera a velocidade de absorção, o que aumenta os riscos de desenvolver esses problemas. O ideal é, previamente, ingerir alimentos sólidos, ricos em proteínas, fibras e gorduras para reduzir os riscos.

Chiclete

O ato de mascá-lo em jejum estimula a produção de suco gástrico, nocivo ao estômago vazio. Isso porque, com a mastigação, o estômago entende que precisa se preparar para receber o alimento e fazer a digestão, liberando a secreção ácida. Esse movimento pode resultar em feridas e gastrites erosivas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Sucos cítricos

Embora essas bebidas possam trazer benefícios por serem fontes de vitaminas e sais minerais, ainda é uma questão de debate se tomar limonada em jejum pode ser uma atitude saudável. De modo geral, pode ser dito que, em algumas pessoas, o consumo de sucos cítricos em jejum é capaz de causar sintomas como azia e dispepsia. No entanto, não há uma orientação que seja capaz de englobar toda a população: a recomendação deve ser individualizada, levando em conta particularidades como dieta e tolerância a alimentos ácidos.

Referências

1) Mechanisms of gastric damage by non-steroidal anti-inflammatory drugs. Shorrock CJ, Rees WD. Scand J Rheumatol Suppl. 1989;78:5-11; discussion 30-2. Review.

2) Caffeine induces gastric acid secretion via bitter taste signaling in gastric parietal cells. Liszt KI, Ley JP, Lieder B, et al. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America. 2017;114(30):E6260-E6269.

3) Effect of caffeine on mucus secretion and agonist-dependent Ca2+ mobilization in human gastric mucus secreting cells, Biochimica et Biophysica Acta (BBA) - Molecular Cell Research, Eiji Hamada, Toshiaki Nakajima, Yasuo Hata, Hisanori Hazama, Kuniaki Iwasawa, Morio Takahashi, Shin-ichi Ota, Masao Omata, Volume 1356, Issue 2, 1997, Pages 198-206.

4) Alcohol consumption and the risk of major upper gastrointestinal bleeding. Kelly JP, Kaufman DW, Koff RS, Laszlo A, Wiholm BE, Shapiro S. Am J Gastroenterol. 1995 Jul;90(7):1058-64.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)