Artigo fornecido pela Colgate-Palmolive
O mau hálito é um indicador de que algo está acontecendo na sua boca. Talvez seja tão simples como algumas fatias de pepperoni e pizza de cebola para o almoço. Ou talvez seus hábitos de higiene bucal tenham faltado ultimamente. Ambos são facilmente consertados. Mas e se o seu mau hálito deriva de algo mais complicado? Se seu hálito cheirar a amônia, pode ser um sinal de um problema potencialmente sério com seus rins. Aqui está o que você precisa saber sobre as funções renais e o que indica a respiração com amônia.
A função dos rins
Os rins são vitais para a sua saúde. Segundo a National Kidney Foundation , os rins removem os resíduos. Eles filtram o sangue e qualquer excesso de fluidos é expelido do corpo através do processo de micção. Eles também realizam outras funções, como controlar a produção de glóbulos vermelhos, liberar hormônios para regular a pressão arterial e ajudar o corpo a manter os ossos saudáveis, produzindo vitamina D.
Os humanos têm dois rins. Ambos são do tamanho de um punho e localizados em ambos os lados da coluna, logo abaixo da caixa torácica.
Doença renal e saúde bucal
Um dos produtos removidos do suprimento de sangue pelos rins é a uréia. Quando os rins não conseguem realizar essa tarefa , a uréia se decompõe em amônia. Portanto, a razão pela qual pessoas com problemas renais costumam ter hálito de amônia. Além disso, o corpo é incapaz de absorver o cálcio adequadamente, como resultado de doença renal. Isso pode resultar em uma perda do osso da mandíbula e um afrouxamento dos dentes que eventualmente podem cair.
Causas e tratamentos da respiração de amônia
A doença renal não deve ser tomada de ânimo leve. Muitas vezes, algo mais acontecendo com o corpo, incluindo alguma outra doença, resulta em doença renal. O New York Times lista algumas causas comuns:
- Pressão alta
- Diabetes
- Doenças auto-imunes como o lúpus
- Uma lesão em um dos rins
- Certos medicamentos.
O hálito de amônia só diminuirá quando a condição renal que o causa for tratada. Isso não acontecerá até que você procure a ajuda de um profissional médico. Até lá, existem diferentes maneiras de mascarar o mau hálito.
- Leve uma escova de dentes e pasta de dentes com você para uma escovadela on-the-go
- Mantenha-se hidratado bebendo muita água
- Evite alimentos picantes como alho e cebola
- Limpe sua lingua
- Pare de fumar se você ainda não tiver
- Mastigue goma sem açúcar
- Mantenha refrescantes de hálito naturais como salsa ou folhas de hortelã à mão.
Monitorar sua saúde geral não pode ser enfatizado o suficiente. O corpo pode estar fornecendo pistas de que algo está seriamente errado. Então, quando você reservar um exame físico anual com seu médico de cuidados primários, certifique-se de marcar também consultas odontológicas regulares. Converse com seu dentista sobre como desenvolver uma boa rotina de higiene oral que inclua escovar pelo menos duas vezes ao dia. Siga o procedimento com o uso regular do fio dental para remover partículas de alimentos de pontos que uma escova talvez não consiga alcançar. Se você tem mau hálito crônico, como a respiração com amônia, fale com um profissional médico.