Redator de saúde e bem-estar, entusiasta de pautas sobre comportamento e colaborador na editoria de fitness.
Nesta quinta-feira (17), o governador de São Paulo João Doria (PSDB) assinou o decreto que extingue a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados no estado. A medida tem efeito imediato e foi tomada com base no avanço da imunização contra o coronavírus e a queda nas internações e mortes por COVID-19.
Em suas redes sociais, Doria publicou: "Finalmente sem máscaras! Acabo de assinar decreto que libera imediatamente o uso de máscaras em locais fechados em SP. O avanço da vacinação e a queda nas internações e óbitos permitem esta medida. Momento tão esperado depois de dois anos desafiadores. Estou muito feliz!"
O governador ainda reforçou que o uso de máscaras continua obrigatório em unidades de saúde, hospitais e transporte público, como ônibus, metrô e trens.
O decreto foi assinado oito dias após a retirada da obrigatoriedade de máscaras em locais abertos no estado de São Paulo. A proteção era obrigatória desde o dia 7 de maio de 2020.
Uso de máscaras pelo país
Nos últimos dias, a obrigatoriedade do uso de máscaras vem sendo extinta em diversos lugares do país. No último dia 7 de março, o Rio de Janeiro se tornou a primeira capital a liberar totalmente o uso da proteção.
Desde então, outros estados pelo país já flexibilizaram o uso de máscaras, como:
- Acre (apenas locais abertos)
- Alagoas (apenas locais abertos)
- Amazonas (apenas locais abertos)
- Distrito Federal
- Espírito Santo (apenas locais abertos)
- Goiás (apenas locais abertos)
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul (apenas locais abertos)
- Minas Gerais
- Paraná (apenas locais abertos)
- Rio Grande do Norte (apenas locais abertos)
- Rio Grande do Sul (apenas locais abertos)
- Rondônia
- Santa Catarina.