Médico especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutor em Dermatologia pela Universidade de São Paulo. P...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Aderência?
Aderência é uma faixa que une dois tecidos do corpo, semelhante a uma cicatriz. Ela ocorre por uma resposta do organismo a fatores como cirurgia, infecção, trauma ou radiação.
Uma vez formadas, as aderências ficam mais rígidas com o passar do tempo, podendo aumentar de tamanho. Nesses casos, a aderência pode causar alterações no órgão afetado, prejudicando sua função.
Causas
As aderências podem acontecer como uma reação do corpo para reparar algum dano. Se um órgão passa por reparos e entra em contato com outro tecido ou então com outra parte de si mesmo, o tecido cicatricial pode ligar as duas superfícies.
Saiba mais: Cicatrizes: qual a melhor forma de tratar?
Sintomas
Normalmente, as aderências não apresentam sintomas. Mas, dependendo do local em que ocorrem, podem afetar nervos e causar alguns sinais como:
- Adesões acima do fígado podem causar dor ao respirar profundamente
- Aderências intestinais podem causar dor durante exercícios ou alongamento
- Aderências envolvendo a vagina ou útero podem causar dor durante a relação sexual
- Aderências pericárdicas pode causar dor no peito
Diagnóstico
Aderências formadas após cortes na pele podem ser identificadas visualmente. Já uma aderência interna pode ser identificada durante um procedimento cirúrgico, como uma laparoscopia ou exame endoscópico, como colonoscopia. Além disso, exames de sangue, raio X e tomografias computadorizadas podem dizer se há alguma aderência no corpo do paciente.
Tratamento
O tratamento da aderência depende do nível e do local em que o tecido se formou. Em casos de cicatrizes externas, alguns cuidados estéticos podem ajudar a reduzir a aparência do tecido, como tratamentos a laser.
Em quadros em que a aderência é interna e provoca danos, como em episódios de obstrução intestinal, a intervenção cirúrgica é recorrida como forma de remover a faixa de tecido do local. Também há episódios em que as aderências que se curam sozinhas. Portanto, só será necessária a retirada se houver uma emergência.
Prevenção
Algumas medidas podem ser tomadas pela equipe médica durante uma cirurgia para evitar a formação de aderências. Como:
- Redução do tempo cirúrgico
- Manter os tecidos úmidos durante a cirurgia
- Manuseio suave de quaisquer tecidos ou órgãos.