O Dr. André Guilherme Cavalcanti é o presidente eleito da Sociedade Brasileira de Urologia - Seccional RJ (Biênio 2014-2...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO que é Andropausa?
A andropausa está relacionada à queda da produção dos níveis de testosterona (hormônio masculino) em pessoas do sexo masculino, podendo causar cansaço, alterações de humor, diminuição da libido e disfunção erétil. Embora nem todos homens apresentem o quadro, ele pode aparecer entre os 40 e 55 anos de idade e, diferente das mulheres na menopausa, o homem continua fértil.
Causas
A queda natural dos níveis de produção do hormônio testosterona está relacionada ao envelhecimento e, conforme o tempo, essa produção pode diminuir cada vez mais. Apesar disso, podem existir outros fatores relacionados à andropausa, como:
- Tumor na hipófise
- Níveis inadequados de prolactina
- Consumo de drogas
Saiba mais: Tire todas as suas dúvidas sobre reposição hormonal
Sinais
Sintomas da andropausa
Apesar dos sintomas da andropausa não se apresentarem de maneira igualitária entre todos os homens, os principais incluem:
- Alterações de humor
- Cansaço
- Redução da fertilidade
- Diminuição da libido e disfunção erétil
- Aumento da gordura corporal
- Perda de massa óssea e da massa muscular
Diagnóstico
O diagnóstico da andropausa é feito por um médico urologista através da constatação de sintomas e com base em exames de sangue. Fatores como apneia do sono, câncer de próstata e distúrbios que provocam a multiplicação anormal de células devem ser levados seriamente em consideração.
Fatores de risco
Algumas condições podem aumentar as chances de desenvolver andropausa, como:
Saiba mais: Reposição de testosterona tem ligação com infarto e AVC
Tratamento
As opções de tratamento para a reposição hormonal masculina incluem:
- Medicamentos: como Durateston, gel de dihidrotestosterona, injeções de cipionato aplicadas uma vez por mês, adesivos ou implantes de testosterona
- Suplementos: o uso de suplementos vitamínicos, minerais e antioxidantes pode auxiliar no controle da produção de testosterona no sangue
- Hábitos saudáveis: adotar uma alimentação saudável, incluindo reduzir o consumo de sal e de alimentos gordurosos, praticar exercícios físicos, não fumar e não beber álcool pode ajudar a reduzir os sintomas
Saiba mais: Reposição hormonal masculina: como é feito o tratamento?
Prevenção
Existem algumas práticas do dia a dia que podem ajudar a evitar os incômodos da andropausa e as doenças associadas ao quadro, como manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos e visitar regularmente um especialista em urologia.
Referências
Pfizer
Rede D’or