Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), tem residência médica em dermatologia no Hospit...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO que é Cabelos ressecados?
Um cabelo ressecado está associado a fatores que afetam as cutículas capilares e que causam alteração na sua textura, mudanças no volume e perda de brilho. É comum que fatores externos levem à condição, como falta de hidratação, exposição solar, ao cloro, à água do mar e à poluição e tratamentos capilares. Em alguns casos, o cabelo ressecado pode indicar também alterações hormonais ou deficiência de nutrientes.
Causas
Causas do cabelo ressecado
Os cabelos podem ficar ressecados por contato com vários agentes, como por exemplo:
- Poluição
- Cloro de piscina
- Água salgada do mar
- Exposição ao sol
- Agentes descolorantes.
A radiação solar ultravioleta A penetra profundamente nos fios dos cabelos, enquanto a radiação ultravioleta B penetra um pouco mais superficialmente, mas ambas alteram a cutícula do fio e fazem com que haja perda do brilho e que a haste fique quebradiça e embarace mais.
A cutícula é a camada mais externa do fio e é composta por células mortas, achatadas, que se dispõem como telhas de um telhado. A segunda camada do fio é o córtex, e a camada mais interna é a medula. A cutícula é a camada que mais sofre com agressões externas, deixando o fio frágil e ressecado.
Causas mais graves do ressecamento capilar
Algumas vezes os cabelos podem se tornar ressecados por alguns quadros físicos, como:
- Deficiências nutricionais
- Anorexia nervosa
- Hipoparatireoidismo
- Hipotireoidismo
Saiba mais: Queda de cabelo: o que causa e como tratar em casa
Sinais
Sinais de cabelo ressecado
Alguns dos sintomas de cabelo ressecado mais comuns incluem:
- Perda de brilho
- Fio quebradiço
- Mudança na textura do fio
- Queda de cabelo
- Pontas duplas
- Fios que embaraçam com facilidade
- Excesso de frizz
Diagnóstico
Diagnóstico de cabelo ressecado
Na consulta com dermatologista serão avaliadas as condições do fio, bem como seus hábitos, para avaliar a causa do problema. Em algumas situações o especialista pode pedir exames de sangue para verificar dosagens hormonais e deficiências nutricionais.
Saiba mais: Anorexia: o que é, sintomas e tratamento
Buscando ajuda médica
Procure por ajuda médica se seu cabelo se tornar ressecado de repente e se estiver apresentando queda de cabelo ou não houver melhora com tratamentos comuns de cabeleireiro.
Tratamento
Tratamento para cabelo ressecado
O tratamento para cabelo ressecado visa recuperar os fios dos danos causados pelo ressecamento. Quando a causa ressecamento são fatores nutricionais ou doenças subjacentes, é importante o diagnóstico e o tratamento dessas condições para recuperar os fios. Quando o ressecamento é causado por fatores externos, alguns cuidados são indicados para o tratamento.
Cuidados
Cuidados com cabelo ressecado
Os cabelos que têm mais tendência á ressecar devem ser lavados com água morna, pois a água muito quente abre a cutícula do cabelo, deixando-o mais suscetível ao danos solares, à poluição e a agentes químicos que ressecam os fios. O sal e o cloro, da água do mar e da piscina, ressecam os cabelos, que devem ser enxaguados logo em seguida do término da imersão.
O secador, se for necessário, deve ser usado com temperaturas mais baixas, não muito quentes, para não ressecar mais os cabelos. Além disso, o fio molhado é mais elástico, e se penteado e desembaraçado de maneira errada pode quebrar mais. Devem ser desembaraçados das pontas à raiz e com pentes de dentes largos.
Os cabelos ressecados ficam mais alcalinos e o uso dos xampus (que já são na maioria dos casos, alcalinos), pode piorar o ressecamento e abrir mais as escamas do fio, deixando-o mais suscetível aos danos externos. A melhor escolha é o xampu de PH mais ácido, inclusive preventivamente. São os xampus indicados para cabelos descolorados, com tintura, permanentes ou alisamentos.
Cremes para pentear sem enxágue, também mantêm as cutículas seladas e podem conter filtros solares. Produtos para cabelos à base de silicone, como reparadores de pontas, contêm substâncias responsáveis pelo selamento de cutículas, protegendo os cabelos.
Hidratação para cabelos ressecados
Os condicionadores fecham as cutículas e ajudam a deixar os cabelos mais penteáveis, brilhosos e macios, mas em muitos casos, não são suficientes para hidratar e recuperar os cabelos ressecados. Nestes casos, a hidratação e a cauterização, feitas no salão são úteis e devem ser frequentes.
Em casa, podem ser usadas máscaras hidratantes, duas vezes por semana, por exemplo, ou mesmo as ampolas de hidratação, que selam a cutícula do pelo também. Estas ampolas não devem ser misturadas aos xampus ou cremes de hidratação e, quando usadas, não há necessidade do condicionador.
Cremes para pentear sem enxágue também mantêm as cutículas seladas e podem conter filtros solares. Produtos para cabelos à base de silicone, como reparadores de pontas, contêm substâncias responsáveis pelo selamento de cutículas, protegendo os cabelos.
Saiba mais: Óleo de rícino pode ajudar na hidratação e fortalecimento dos cabelos
Referências
Natalia Cymrot, dermatologista e mestre em dermatologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (CRM-SP 84.332)