Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (2004). Residência Médica em Otorrinolaringologia pela Disci...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO que é Cerume impactado?
O cerume impactado é a presença de cera em excesso no conduto auditivo externo. Pode ser causado pelo desequilíbrio entre a produção e a eliminação do cerume ou pelo uso de hastes flexíveis com algodão. Apesar de agir como barreira protetora e lubrificante do ouvido, o acúmulo de cera em grandes quantidades pode levar a sintomas como coceira, zumbido e sensação de ouvido abafado.
Causas
As causas mais comuns para o cerume impactado incluem:
- Desequilíbrio entre a produção e a eliminação do cerume, sem causa aparente
- Uso de hastes flexíveis com algodão
- Uso constante de fones de ouvido
- Infecção no ouvido
- Idade, uma vez que pessoas idosas estão mais propensas a apresentar cerume impactado
Sinais
Entre os sintomas de cerume impactado estão:
- Redução ou perda da audição
- Sensação de ouvido abafado
- Zumbido no ouvido
- Tosse
- Coceira na região
- Tontura
- Dor de cabeça
Saiba mais: Uso de fones de ouvido e exposição a ruídos pode deixar ouvido entupido
Diagnóstico
O diagnóstico de cerume impactado pode ser feito por um otorrinolaringologista, que poderá solicitar o exame de otoscopia, em que um aparelho é inserido no conduto auditivo externo para visualizar o cerume impactado.
Buscando ajuda médica
A redução da audição é o principal motivo para a procura de ajuda médica, mas nem sempre é causada pelo cerume. Por isso, sempre que tiver este sintoma, um profissional médico deve ser procurado para fazer o diagnóstico.
Tratamento
Mesmo após a remoção do cerume impactado, é necessária nova otoscopia para verificar se houve a remoção completa ou se há outra doença do ouvido associada. No entanto, o tratamento para cerume impactado pode ser feito através das seguintes formas:
- Lavagem auricular: a utilização de ceruminolíticos (emolientes), feita por um especialista, facilita a remoção do cerume através da lavagem e está indicada quando a rolha de cerume está muito seca e difícil remoção
- Remoção com cureta: casos mais graves exigem procedimentos de remoção mecânica feitos por um médico, como a limpeza realizada com cureta, instrumento cirúrgico utilizado para a limpeza de superfícies afetadas por alguma enfermidade
- Uso de medicamentos: o Aceratum e o Cerumin são os medicamentos mais indicados para facilitar a remoção do cerume impactado
Saiba mais: Cuidados com a limpeza do ouvido
Prevenção
Para evitar o cerume impactado, evite tampar ou cutucar o conduto auditivo externo, mesmo hastes flexíveis devem ser evitadas. Evite uso prolongado de fones de ouvido, assim como enfiar qualquer objeto dentro dos ouvidos.
Complicações possíveis
Normalmente, não há complicações secundárias ao cerume impactado, porém, a sua remoção por métodos não adequados pode levar à laceração do conduto auditivo externo, à perfuração da membrana timpânica e até à desarticulação da cadeia ossicular do ouvido.
Saiba mais: Ouvido entupido: o que fazer quando isso acontece?
Referências
Rede D’or