Presidente do Comitê de Cirurgia do Joelho da SBOT-RS - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regio...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Cisto de Baker?
O Cisto de Baker é uma inflamação provocada pelo acúmulo de líquido sinovial (produzido naturalmente para lubrificação das articulações) na região posterior do joelho. Normalmente, o problema ocorre por um processo de desgaste da articulação e o tratamento varia de acordo com cada quadro.
Causas
O problema é provocado pelo aumento na quantidade do fluido que lubrifica as articulações, formando um cisto. De acordo com Marcos Wainberg Rodrigues, presidente do Comitê de Cirurgia do Joelho da SBOT-RS, o cisto de Baker normalmente ocorre em articulação com certo grau de artrose ou inflamação causadas após danos e desgaste da cartilagem.
“A grande maioria dos cistos de Baker ocorre em pacientes acima de 60 anos de idade, já que ele está relacionado a processo degenerativos. Porém, ele também pode ocorrer em pacientes mais novos quando essa lesão está associada, principalmente, a rupturas meniscais ou a algum processo reumático, em que há o aumento da produção do líquido sinovial”.
Sinais
Em alguns casos, um cisto de Baker pode ser assintomático - ou seja, não provoca sintomas. No entanto, alguns pacientes apresentam alguns sinais como:
- Inchaço atrás do joelho
- Dor no joelho
- Rigidez muscular
Os sintomas podem piorar depois da prática de exercícios físicos ou após passar muito tempo de pé, com o músculo do joelho estendido ou, ainda, após muito tempo parado em uma mesma posição.
Diagnóstico
Um cisto de Baker pode, na maior parte das vezes, ser diagnosticado por meio de um simples exame físico. No entanto, alguns sintomas são muito similares a sinais de doenças mais graves, como trombose, aneurisma e tumor. Por isso, podem ser solicitados alguns exames de imagem não invasivos, incluindo ultrassonografias e exame de ressonância magnética.
Tratamento
Tratamento de cisto de Baker
O método de tratamento para o cisto de Baker varia de acordo com cada quadro. Enquanto alguns desaparecem por conta própria, outros podem aumentar de tamanho e provocar dor, o que necessita de cuidados específicos. Alguns deles são:
Medicamentos: podem ser utilizadas medicações com corticosteroide, como a cortisona, a fim de reduzir a inflamação. Isso pode aliviar a dor, mas nem sempre evita a recorrência do cisto.
Drenagem do líquido: o líquido acumulado na articulação do joelho é drenado com uma agulha. Esse método, também chamado de aspiração, muitas vezes é realizado com a ajuda de ultrassom.
Fisioterapia: exercícios de fortalecimento do joelho e de amplitude dos movimentos podem ajudar a reduzir os sintomas e preservar a articulação do joelho.
Complicações possíveis
O cisto de Baker pode ser perigoso?
De acordo com Marcos, o cisto de Baker, por si só, não traz riscos maiores ao paciente - a não ser pelo fato de causar alguns sintomas de dor e desconforto posterior. Porém, é importante analisar a evolução do tamanho da bolha.
“O que pode ocorrer é a ruptura desse cisto, uma vez que ele fica muito grande e esse líquido inflamatório se extravasa para perna e panturrilha, causando dor e edema na região. Isso é uma das complicações do cisto de Baker”, alerta.