Graduação em Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-graduação em Oftalmologia no Hospital dos Servidore...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO que é Coloboma da íris?
Coloboma da íris é uma má formação que ocorre na íris e que geralmente é congênita, ou seja, ocorre desde o nascimento. Pode estar associada ao uso de drogas pela mãe durante a gravidez e também por por doenças infecciosas adquiridas ao longo da gravidez. Pode causar deformações na íris, dando à pupila um formato irregular.
Causas
Causas do coloboma da íris
A maioria dos casos de coloboma da íris não tem causa conhecida e não está associado a outras doenças. Uma pequena parcela das pessoas afetadas pelo coloboma da íris tem outros problemas de desenvolvimento. As causas do coloboma da íris podem ser:
- Cirurgia do olho
- Problemas durante a gestação
-
Síndrome do nevo das células basais
- Condições hereditárias
- Síndrome de Rubinstein-Taybi
-
Soença de Sturge-Weber
- Trauma no olho
- Síndrome do olho do gato
- Síndrome de Marfan
-
Trissomia do 13
-
Trissomia do 18
Saiba mais: Invista nesses sete alimentos amigos da visão
Diagnóstico
Diagnóstico de coloboma da íris
O médico irá realizar um exame oftalmológico detalhado que envolve observar a parte de trás do olho enquanto a pupila está dilatada. Exames de imagem, como ultrassom e ressonância magnética do cérebro, olhos e nervos ópticos também podem ser pedidos caso haja suspeita de outros problemas. Por muitas vezes ser congênito, o problema normalmente é diagnosticado pouco tempo após o nascimento.
Na consulta médica
Especialistas que podem diagnosticar um coloboma da íris são:
- Clínico geral
- Oftalmologista
- Pediatra
Saiba mais: Buscar pronto-socorro em vez de marcar consulta médica pode retardar o diagnóstico de doenças
Buscando ajuda médica
Busque ajuda médica nas seguintes situações:
- Você notou que está com o buraco da pupila com o formato incomum
- A visão se torna turva ou diminuída
Saiba mais: Visão embaçada pode indicar doenças como catarata e glaucoma
Cuidados
Pessoas com coloboma da íris podem ter maior sensibilidade à luz devido à pupila maior. Lentes de contato que alteram a cor dos olhos podem ser utilizadas para disfarçar o problema na íris.
Complicações possíveis
O coloboma da íris pode afetar ou não a visão. Caso seja um defeito congênito outras estruturas oculares como cristalino, retina, coroide ou nervo óptico podem estar envolvidos. O exame oftalmologico detalhado e imprescindível nestes casos
Referências
Revisado por: Mário Motta, oftalmologista da Sociedade Brasileira de Oftalmologia - CRM 283757/RJ
Associação Americana de Oftalmologia Pediátrica e Estrabismo
Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos: uma parte do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, é a agência de pesquisa médica do país — fazendo descobertas importantes que melhoram a saúde e salvam vidas