Médico neurocirurgião da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Formado pela Universidade Federal da Bahia. F...
iRedatora especialista na cobertura de saúde, bem-estar e comportamento.
O que é Concussão cerebral?
Concussão cerebral é um tipo de traumatismo craniano que se caracteriza por uma alteração do estado de consciência da pessoa, como confusão mental ou perda de memória. Ela é provocada após uma lesão no cérebro, que pode ocorrer por pancadas na cabeça.
Causas
O cérebro tem a consistência de uma gelatina e fica protegido dentro do crânio envolto em líquido cefalorraquidiano. Um golpe violento na cabeça, no pescoço ou na parte superior do corpo pode fazer com que o cérebro deslize para trás e para a frente contra as paredes internas do crânio.
Isso pode causar uma lesão que afeta a função cerebral, geralmente por um breve período, resultando em sinais e sintomas de concussão. Uma lesão cerebral desse tipo pode levar à hemorragia em torno do cérebro, causando sintomas como sonolência prolongada e confusão.
Tal sangramento pode ser fatal. É por isso que qualquer um que experimenta uma lesão cerebral necessita de acompanhamento nas horas seguintes ao acontecimento e atendimento de emergência se os sintomas piorarem.
Sinais
Sintomas de concussão cerebral
Os sintomas de concussão cerebral podem não ocorrer imediatamente após o trauma. Em alguns casos, pode levar dias até que se perceba alguma mudança. Os três principais sintomas de concussão cerebral são:
- Perda de memória recente
- Incapacidade de manter um fluxo de pensamento coerente
- Confusão mental e dificuldade de concentração
- Incapacidade de realizar uma sequência de movimentos guiados por objetivos
Outros sintomas de concussão incluem:
- Dor de cabeça prolongada
- Problemas na visão
- Tontura
- Náusea e vômito
- Desequilíbrio
- Zumbido no ouvido
- Fotofobia
- Perda de audição e/ou olfato
Sintomas em crianças
Concussão cerebral é muito comum em crianças pequenas. Mas nem sempre o bebê ou criança saberá dizer o que está sentindo. Dessa forma, observe se a criança:
- Parece aturdida
- Fica cansada facilmente
- Está irritada ou mau humorada
- Perde o equilíbrio ou tem o andar instável
- Chora excessivamente
- Mudou os padrões de sono ou alimentação
- Perdeu o interesse em brinquedos ou jogos favoritos.
Diagnóstico
Primeiramente, são feitas perguntas sobre a lesão e sobre os sintomas. Depois, é feito um exame físico para determinar se você apresenta qualquer sinal de concussão.
Pacientes que apresentam sintomas graves podem ser indicados a fazer ressonância magnética ou tomografia computadorizada do cérebro, a fim de buscar quaisquer ferimentos graves. Se houve convulsões, também é solicitado um eletroencefalograma para monitorar a atividade cerebral.
Tratamento
O descanso é a melhor forma de se recuperar de uma concussão cerebral. Isso significa evitar esforço físico geral, tanto físico quanto mental, até que os sintomas acabem. Pode ser recomendada a redução das horas de trabalho ou estudo até a recuperação total.
Para dores de cabeça, analgésicos como o paracetamol podem ser prescritos pelo médico. É importante evitar ibuprofeno e ácido acetilsalicílico, porque há uma possibilidade destes medicamentos aumentarem o risco de hemorragia.
Tem cura?
Após uma concussão, os níveis químicos cerebrais são alterados. O tempo de recuperação é variável, podendo levar de uma semana a vários meses. Por isso, é importante descansar e evitar atividades que coloquem em risco o paciente até que os sintomas de concussão tenham desaparecido por completo.
Complicações possíveis
Sequelas da concussão cerebral
As complicações potenciais de concussão incluem:
- Epilepsia
- Efeitos cumulativos de múltiplas lesões cerebrais. Há evidências de as pessoas que sofreram vários episódios de concussão cerebral ao longo da vida podem adquirir deficiências cognitivas e motoras ao longo dos anos
- Síndrome pós-concussão, que consiste em sintomas como dor de cabeça, tontura e dificuldade de raciocínio poucos dias depois de uma concussão. Os sintomas podem continuar por semanas a alguns meses após uma concussão e podem levar a distúrbios de sonhos e até à depressão
- Síndrome do segundo impacto. Sofrer uma segunda concussão antes dos sintomas da primeira concussão terem sido resolvidos pode resultar em edema cerebral e geralmente fatal
Referências
American Association of Neurological Surgeons
Centers for Disease Control and Prevention
American Academy of Pediatrics
Mayo Clinic