Fisioterapeuta do Ambulatório de Cuidados Integrativos para pacientes com Miastenia pela UNIFESP (Universidade Federal d...
iRedatora especialista na cobertura de saúde, bem-estar e comportamento.
O que é Contração muscular espasmódica?
Contração muscular espasmódica são pequenas contrações involuntárias de músculos do corpo. Elas acontecem quando um nervo é estimulado ou danificado. Muitas vezes, essa contração muscular pode passar despercebida e não indicar nada grave. No entanto, alguns tipos de espasmos podem ser sinal de uma doença do sistema nervoso. Entre as contrações musculares espasmódicas mais comuns destacam-se as que ocorrem nas pálpebras por estresse.
Causas
Causas da contração muscular espasmódica
As causas mais comuns e menos graves de contração muscular espasmódica incluem:
- Exercício
- Estresse e ansiedade
- Cafeína e outros estimulantes
- Deficiências nutricionais
- Tabagismo
- Irritação das pálpebras ou superfície do olho
- Resposta a fármacos, tais como corticosteroides, estimulantes e estrógeno
Muitas vezes, os espasmos causados por esses fatores ocorrem nas pálpebras ou nos polegares. Essa situação é bastante comum, geralmente não indica algo grave e os sintomas geralmente desaparecem depois de um ou dois dias.
Outras causas possíveis incluem:
-
Distúrbios autoimunes, como a síndrome de Isaac
- Distúrbios metabólicos, incluindo potássio baixo, doença renal e uremia
- Esclerose amiotrófica lateral ou doença de Lou Gehrig
- Neuropatia ou dano ao nervo que controla um músculo
- Atrofia muscular espinal
- Fraqueza muscular (miopatia)
Na consulta médica
Especialistas que podem diagnosticar as causas de contração muscular espasmódica são:
- Clínico geral
- Fisiatra
- Fisioterapeuta
- Ortopedista
Buscando ajuda médica
Contração muscular espasmódica raramente é uma situação de emergência. No entanto, em alguns casos os espasmos merecem atenção e podem indicar uma condição médica séria.
Marque uma consulta médica se o espasmo muscular for um problema crônico ou persistente (durar mais do que um ou dois dias), se afetar sempre o mesmo local ou se as contrações estiverem associadas à perda de massa muscular ou à fraqueza.
Tratamento
Tratamento de contração muscular espasmódica
Normalmente, medicamentos não são necessários em casos de contração muscular espasmódica, uma vez que a condição desaparece em algumas horas ou dias. Entretanto, se o caso persistir, vale uma consulta médica e o tratamento pode variar de acordo com o diagnóstico da causa estabelecida pelo especialista.
Prevenção
É possível prevenir as contrações espasmódicas musculares não causadas por doença ou distúrbios. Para isso, procure adotar uma dieta balanceada, durma adequadamente, pratique atividade física, faça manejo do estresse e limite o consumo de cafeína. Se você tiver contração muscular espasmódica constante nos olhos, tente usar lubrificantes. Entretanto, se os espasmos duram mais de uma semana, consulte um médico.
Referências
Anne Dias, Fisioterapeuta Integrativa - Crefito 106837.
Ministério da Saúde: órgão de saúde do Governo Federal Brasileiro.
Mayo Clinic: organização sem fins lucrativos comprometida com a prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo atendimento especializado e integral a todos que precisam de cura.