Graduada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP); realizou Extensão em Dentíst...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO que é Dentes muito espaçados?
O que é diastema?
Diastema é o nome dado quando não há um ponto de contato entre dois dentes, criando um espaço entre eles. O local mais comum de aparecer um diastema é entre os incisivos centrais superiores, mas essa condição também pode se apresentar entre os demais dentes.
Causas
Causas dos dentes espaçados
Alguns diastemas aparecem no período que antecede a queda dos primeiros dentinhos da criança. Nesta fase, o crescimento da face faz surgir pequenos espaços que serão importantes para acomodar os dentes permanentes que são maiores que os dentes de leite. Esses espaços começam a aparecer a partir dos 3 anos e indicam que o crescimento da criança está normal.
Quando a criança não apresenta espaços entre os dentes, é sinal que o desenvolvimento da face não está pleno e deve-se procurar um dentista que poderá propor um tratamento para estimular o crescimento através de aparelhos.
Outras causas de diastemas:
- Falta do dente (endodontia de dente incisivo lateral, por exemplo)
- Freio labial muito espesso
- Hábitos de chupar o dedo ou chupeta
- Pressão da língua (deglutição atípica ou falha na pronuncia de algumas sílabas como o “S”,” L”, “T”)
- Doenças periodontais
Saiba mais: Cárie: o que é, causas, tipos e sintomas
Em alguns casos o aparecimento de diastemas também pode indicar algumas doenças mais raras e graves como:
- Acromelia
- Síndromes de Ellis-van Creveld
- Sindrome de Morquio
- Síndrome de Sanfilippo
Tratamento
Tratamento de dentes espaçados
Algumas pessoas se incomodam com este espaço, outras consideram um charme ou marca pessoal. Em alguns casos a ortodontia pode aproximar os dentes, em outros casos pode-se fechar o espaço com ‘’fragmentos cerâmicos’’ ou uma simples restauração.
Saiba mais: Adultos podem se beneficiar com o flúor?
“Os tratamentos podem ser ortodônticos, restauradores ou ambos. O que determina a escolha do tratamento é o diagnóstico, e são observadas a mordida, o tamanho dentário, a relação com a face e, claro, o tamanho do diastema”, explica Kamila Godoy, dentista membro da Associação Brasileira de Ortodontia.
As opções de tratamento mais utilizadas são:
- Cirurgia para redução do freio labial
- Resina composta para fechar o afastamento entre os dentes
- Facetas de porcelana, prótese fixa ou colocação de implantes entre os espaços
- Gengivoplastia
Saiba mais: Gengivite: o que é, causas, sintomas e tratamento
Complicações possíveis
Os diastemas podem gerar alguns problemas. “O ponto de contato que une os dentes ajuda na proteção do seu sistema de suporte, o periodonto, que compreende gengiva, osso e ligamento periodontal - e esse espaço pode gerar danos ao periodonto”, explica Kamila.
Segundo a especialista, os espaços também podem desestabilizar a mordida, pois os pontos de contato são levados em consideração no fechamento da boca. Em casos severos, impactam no posicionamento lingual e podem levar a alterações fonéticas.
Referências
Eliana Avelãs, odontologista e especialista do Portal Minha Vida (CRO 32254/SP)
Kamila Godoy, dentista, membro da Associação Brasileira de Ortodontia, pesquisadora da Faculdade de Odontologia da USP e especializada em ortodontia e harmonização orofacial pelo Miami Anatomical Research Institute