Coordenador do Serviço de Gastroenterologia e Hepatologia do Hospital São Camilo - Unidade Santana. Cirurgião de Transpl...
iRedatora especialista em temas relacionados com bem-estar, família e comportamento.
O que é Dor no lado direito da barriga?
A dor no lado direito da barriga pode ser um sintoma de diversas condições de saúde, das mais simples, como gases, até as que envolvem um tratamento cirúrgico de emergência, como a apendicite.
Este é um tipo de dor que não aponta para um único órgão, podendo ser originária de diversos órgãos de dentro do abdômen. Além disso, pode ser que o problema seja em uma outra região da barriga e irradie para o lado direito, fazendo a pessoa sentir uma dor mais forte neste local. Esta é a chamada dor referida.
Por estas razões, o diagnóstico correto do problema pode ser um desafio até para os médicos. Sendo assim, é importante buscar atendimento com um especialista caso a dor seja persistente e nunca se autodiagnosticar, principalmente se o sintoma estiver acompanhado de febre, vômito, diarreia , fezes com sangue e mal-estar intenso. Estes sintomas podem evidenciar um problema inflamatório ou infeccioso mais grave, que necessite de terapia específica.
Causas
São diversas as possíveis causas da dor no lado direito da barriga - seja direta ou irradiada de outra parte da cavidade abdominal. As mais comuns são gases, indigestão e constipação (intestino preso).
Contudo, uma das causas mais preocupantes para a dor no lado direito da barriga é a apendicite aguda.
A apendicite é uma condição de emergência médica tratada com cirurgia para a remoção do órgão. Caso não seja tratado imediatamente, o apêndice pode romper-se e causar complicações graves, como acúmulo de pus no abdômen. Outra condição que pode levar a tratamento através de cirurgia é a inflamação da vesícula biliar, conhecida como colecistite aguda. Geralmente ocorre em pessoas que já são portadoras de cálculos biliares, as pedras da vesícula.
Outras possíveis causas da dor no lado direito da barriga são:
- Diverticulite
- Endometriose
- Hérnia inguinal
- Obstrução intestinal
- Pedras nos rins ou infecção renal
- Gastroenterite
- Problemas no colo do útero, como uma infecção ou inflamação na região
- Cisto no ovário
- Dor relacionada à ovulação
- Úlcera perfurada no estômago
- Colangite
- Diverticulite
- Gastrite
- Hepatite
- Pancreatite
- Esofagite
- Obstrução intestinal
- Abscesso hepático
- Câncer de fígado
- Úlcera péptica
- Pericardite
- Pleurisia
- Pneumonia
- Embolia pulmonar
- Estenose pilórica
- Câncer de pâncreas
- Câncer de vesícula biliar
- Câncer de rim
- Câncer de estômago
Saiba mais: Dor abdominal: conheça as causas, tipos de dor e tratamentos
Diagnóstico
O diagnóstico da dor no lado direito da barriga dependerá dos demais sintomas que a pessoa está sentindo, do seu histórico clínico - ou seja, outras doenças que tem ou teve - e do resultado dos exames solicitados.
O médico pode solicitar exames de sangue, como o hemograma completo, testes de urina e fezes e exames de imagem, como raios x, ultrassom, ressonância magnética e tomografia computadorizada para determinar a origem da dor.
Buscando ajuda médica
Especialistas que podem diagnosticar as causas de dor no lado direito da barriga são:
- Clínico geral
- Gastroenterologista clínico
- Cirurgião geral ou do aparelho digestivo
É importante buscar ajuda médica com urgência para dor no lado direito da barriga caso ela esteja associada a:
- Febre
- Pressão ou dor no peito
- Dor que ocorre após trauma, como acidente ou lesão
- Vômito com sangue ou náusea e/ou vômitos persistentes
- Sangue nas fezes
- Dor ao urinar ou micção frequente ou urgente
- Pele amarelada
- Inchaço no abdômen
- Dor tão forte que não é possível ficar parado ou é preciso curvar-se para encontrar algum alívio
Também é preciso marcar uma consulta médica caso a dor abdominal permaneça por alguns dias.
Tratamento
O tratamento da dor no lado direito da barriga vai depender da causa e da gravidade do problema.
Se a causa for uma apendicite ou colecistite aguda, por exemplo, será necessária uma cirurgia para a remoção do órgão. Já no caso de uma diverticulite, o tratamento pode ser através de medicamentos e alterações na dieta, por exemplo.
Se a causa for gastrite ou pneumonia, normalmente é possível fazer o tratamento em casa com o uso de medicamentos, mas caso já estejam em estado avançado ou o paciente tenha outras condições de saúde que demandam cuidados (como o HIV), pode ser necessária a internação hospitalar.
No caso dos cânceres, também dependerá de diversos fatores, como a idade do paciente, a localização e a gravidade da extensão dos tumores, o histórico clínico da pessoa, entre outros fatores para o ideal planejamento terapêutico.
Referências
Mayo Clinic
Ministério da Saúde
WebMD