Formado pela Faculdade de Medicina do ABC. Especializou-se em pediatria na Unifesp/EPM, obtendo em seguida título pela S...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O que é Fontanelas afundadas?
Fontanelas (vulgarmente conhecidas como moleiras) são espaços no crânio dos bebês, que serão calcificados, formando os ossos cranianos em sua totalidade. São normalmente planas com o bebê deitado, ou levemente deprimidas quando o bebê está em posição vertical. As fontanelas afundadas provocam um curvamento nessa região.
Causas
A causa mais comum de fontanelas afundadas é a desidratação, ocasião em que a criança apresenta fraqueza, boca e olhos ressecados. A desidratação usualmente é complicação de diarreias, seja de origem viral, bacteriana ou por intoxicação alimentar.
Alguns bebês, entretanto, apresentam fontanela constantemente afundada, sem que isto seja algo indicativo de gravidade.
Saiba mais: Nove conselhos de pediatras para o seu filho crescer com saúde
Crianças com anencefalia (ausência de cérebro) apresentam desde o nascimento a fontanela bastante deprimida. Mas esse diagnóstico geralmente já é realizado no berçário, em seus primeiros dias de vida.
Fatores de risco
Se a fontanela é constantemente afundada, e o pediatra já avaliou e não encontrou relação com qualquer doença, não há fatores de risco.
Exames
Além do exame físico, às vezes pode ser necessária a realização de ultrassonografia, radiografia ou tomografia do crânio para diagnosticar a fontanela afundada.
Buscando ajuda médica
Se não há fatores de risco que justifiquem as fontanelas afundadas, não há motivos por que se preocupar. Uma vez que a criança já foi avaliada pelo pediatra e nada se constatou, não haverá sinais de alerta.
Saiba mais: Buscar pronto-socorro em vez de marcar consulta médica pode retardar o diagnóstico de doenças
Cuidados
Se a criança não apresentava e passou a apresentar uma fontanela afundada, deve ser reavaliada imediatamente, devendo a avaliação ser feita pelo pediatra no próprio dia da constatação.
Referências
Sylvio Renan Monteiro de Barros, pediatra e especialista pela Sociedade Brasileira de Pediatria (CRM-SP: 24.699)