Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e Residência em Infectologia pelas Unive...
iRedatora especialista em temas relacionados com bem-estar, família e comportamento.
O que é Giardíase?
A giardíase é uma infecção intestinal causada por um parasita microscópico que pode ser encontrado em qualquer parte do mundo, especialmente em áreas com más condições de saneamento e água contaminada. A giardíase é marcada por cólicas abdominais, flatulência, náuseas e episódios de diarreia aquosa. Ela também pode ser transmitida através de alimentos e do contato entre pessoas ou de pessoas com animais.
Os sintomas da contaminação por giardíase geralmente desaparecem ao fim de algumas semanas, mas você pode ter problemas intestinais mesmo depois dos parasitas deixarem o seu corpo. Vários medicamentos são eficazes contra a giardíase, mas nem todo mundo responde a eles. A prevenção é a melhor defesa.
Causas
A infecção acontece quando uma pessoa acidentalmente ingere os parasitas, chamados giárdias, que se hospedam nos intestinos de pessoas e animais. A transmissão da giardíase pode ocorrer por ingestão de água ou alimentos contaminados ou pelo contato com fezes de pessoas e animais previamente contaminados.
Antes dos parasitas serem eliminados nas fezes, eles envolvem-se em cascas duras chamadas de cistos, o que lhes permite sobreviver fora dos intestinos durante meses. Uma vez dentro do hospedeiro, os cistos se dissolvem e os parasitas são liberados.
Engolir água contaminada
A maneira mais comum de se infectar com giardíase é depois de engolir água contaminada. Parasitas são encontrados em lagos, lagoas, rios e córregos, bem como no abastecimento de água, poços, cisternas, piscinas e parques.
Águas subterrâneas e superficiais podem ser contaminadas a partir de fezes de escoamento agrícola, de descarga de águas residuais ou de animais. Crianças que usam fraldas e pessoas com diarreia podem acidentalmente contaminar piscinas.
Saiba mais: Higiene na cozinha: evite contaminações com nove cuidados
Ingestão de alimentos contaminados
A giardíase pode ser transmitida através de alimentos que foram manipulados por pessoas contaminadas sem a devida higiene ou irrigados e lavados com água contaminada. Cozinhar alimentos mata a giárdia e, por isso, a comida é uma fonte menos comum de infecção do que a água.
Contato com fezes de pessoas e animais
Você pode contrair giardíase se suas mãos forem contaminadas com matéria fecal - pais que trocam fraldas de uma criança e donos de animais domésticos estão especialmente em risco. O parasita giárdia também pode se espalhar através do sexo anal.
Sintomas
Os sintomas de giardíase geralmente duram de duas a quatro semanas, mas em algumas pessoas podem permanecer por mais tempo.
Algumas pessoas com giardíase não desenvolvem sintomas, mas ainda carregam o parasita e podem espalhar a doença por meio das fezes. Para aqueles que ficam doentes, os sintomas geralmente aparecem uma a duas semanas após a exposição e podem incluir:
- Diarreia aquosa, às vezes com mau cheiro, que podem se alternar com fezes moles e gordurosas
- Fadiga ou mal-estar
- Cólicas abdominais e inchaço
- Arroto com um gosto ruim
- Náusea
- Perda de peso
Diagnóstico
Durante o exame físico, o médico pode pedir para o paciente se deitar e pressionar suavemente várias partes do abdômen. Ele também pode verificar a boca e a pele para detectar sinais de desidratação. Por fim, pode ser pedida uma amostra de fezes para que sejam feitos testes que confirmem a infecção.
Fatores de risco
A giárdia é um parasita intestinal muito comum. Embora qualquer pessoa esteja suscetível a uma contaminação, algumas pessoas estão especialmente em risco:
- Crianças
- Pessoas sem acesso à água potável
- Pessoas que vivem em locais sem saneamento básico
- Pessoas que praticam sexo anal
- Contato com cachorros e gatos não vacinados contra a giardíase
Tratamento
No tratamento para giardíase, o médico pode prescrever remédio para giardíase, que mata o parasita. O tratamento também diminui as chances de transmissão da giardíase para outras pessoas. Seguir as orientações médicas é importante para que a infecção não volte.
Em casos de diarreia, é importante comer comidas leves até que o paciente se sinta bem. Também é importante se hidratar, principalmente no caso das crianças, que sofrem desidratação com mais facilidade.
Saiba mais: Como tratar uma intoxicação alimentar?
Algumas pessoas com giardíase têm dificuldade temporária para digerir leite e produtos lácteos. Isso é chamado de deficiência em lactase. Se você ou seu filho tem esse problema, evite estes alimentos durante pelo menos um mês. Em seguida, adicione-os lentamente de volta nas refeições diárias.
Medicamentos
Os medicamentos mais usados para o tratamento de giardíase são:
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique.
Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Prevenção
Há diferentes formas de prevenção da giardíase. Confira as principais a seguir:
- Lave bem as mãos, principalmente antes de manusear alimentos e depois de ter contato com fezes de crianças e animais
- Consuma sempre água potável ou purifique a água, fervendo por 10 minutos à 70ºC
- Evite engolir água ao nadar em piscinas compartilhadas, lagos e riachos
- Vacine anualmente animais domésticos contra a giárdia
Saiba mais: Aprenda a lavar bem as mãos com sete cuidados
Complicações possíveis
A giardíase quase nunca é fatal nos países considerados desenvolvidos, mas pode causar sintomas persistentes e graves complicações, especialmente em lactentes e crianças. As complicações mais comuns incluem:
- Desidratação
- Falha de crescimento
- Intolerância à lactose
Referências
Sociedade Brasileira de Infectologia
Organização Mundial da Saúde