Dra. Ana é graduada em Medicina e realizou Residência Médica pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP. A especialista po...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O que é Hemangioma?
Um hemangioma é caracterizado por um acúmulo anormal de vasos sanguíneos na pele ou nos órgãos internos que pode ocorrer em qualquer parte do corpo.
Em média, 30% dos hemangiomas estão presentes já no nascimento. O restante aparece nos primeiros meses de vida.
Causas
Um hemangioma consiste de um acúmulo anormalmente denso de vasos sanguíneos que pode acontecer tanto sobre a pele, em qualquer parte do corpo, quanto em órgãos internos do organismo.
Embora não exista uma teoria definida sobre a real causa dos hemangiomas, as últimas pesquisas científicas indicam que os hemangiomas podem surgir devido à influência de múltiplos fatores como hormonal, mecânico, relacionado ao meio ambiente e ainda sofrer influências genéticas.
Tipos
Existem dois tipos de hemangiomas: o congênito e o infantil. O hemangioma congênito está completamente formado ao nascimento e pode ser detectado por ultrassonografia antes mesmo do nascimento. Já o hemangioma infantil pode ser notado nas primeiras semanas de vida, cresce rapidamente nos primeiros meses até cerca de um ano para então iniciar um processo de involução espontânea.
- Estar situado nas camadas superiores da pele (hemangioma capilar)
- Estar localizado mais profundamente na pele (hemangioma cavernoso)
- Ser uma mistura de ambos
Sintomas
O hemangioma surge como uma mancha de cor vermelho vivo, plana, que pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mais frequentemente no rosto, couro cabeludo, peito ou nas costas.
Metade de todos os hemangiomas desaparecem em até cinco anos, e cerca de 70% dos hemangiomas involuem totalmente quando a criança atinge 10 a 12 anos de idade. Embora a cor da mancha de nascença também desapareça, alguns resíduos conhecidos como sequelas podem permanecer na pele do indivíduo.
Metade de todos os hemangiomas desaparecem em até cinco anos, e quase todos os hemangiomas somem em até dez anos. Embora a cor da marca de nascença também desapareça, resíduos da marca podem permanecer na pele da pessoa.
Diagnóstico
O diagnóstico de hemangiomas é feito somente por meio da observação clínica, no próprio consultório médico. Exames adicionais, em geral, não são necessários exceto na presença de lesões muito extensas ou naquelas complicadas por sangramento ou infecção onde alguns exames de imagem podem ser valiosos especialmente para confirmar o diagnóstico
Fatores de risco
Qualquer pessoa está sujeita aos hemangiomas, mas alguns fatores de risco aumentam as chances de desenvolvê-los. Neste caso, alguns grupos de pessoas estão entre os que mais estão sujeitos ao surgimento desses acúmulos. São eles:
- Pessoas do sexo feminino
- Bebês prematuros
- Crianças pequenas caucasianas
Na consulta médica
Marque uma consulta com um dermatologista. No consultório, mostre o hemangioma e descreva eventuais sintomas que você possa estar sentindo. Esclareça suas dúvidas e responda corretamente às perguntas que o médico poderá lhe fazer, como:
- Seu hemangioma é de nascença ou surgiu nos primeiros meses de vida?
- Você tem sentido sintomas que acredita que possam estar relacionados ao hemangioma?
- Você tem mais de um hemangioma?
- O hemangioma lhe incomoda ou lhe causa dor?
Buscando ajuda médica
Todas as manchas de nascença, inclusive os hemangiomas, devem ser avaliadas pelo médico durante um exame de rotina.
Hemangiomas nas pálpebras podem interferir no desenvolvimento da visão normal e devem ser tratados nos primeiros meses de vida. Hemangiomas que interferem com a respiração, a alimentação e outras funções vitais devem ser tratados o mais cedo possível.
Procure assistência médica se você ou seu filho tiver um hemangioma nessas condições.
Tratamento
A tendência atual dos médicos é o de realizar o tratamento precoce dos hemangiomas mesmo que de pequeno tamanho para reduzir o seu crescimento e consequentemente reduzir as sequelas que podem surgir no futuro . Nos casos mais extensos e complexos que interferem na visão e respiração ou naqueles que apresentam complicações não resta duvida de que devem ser tratados de forma imediata.
O medicamento mais utilizado atualmente é o beta bloqueador, um medicamento utilizado para tratar problemas cardíacos, que foi acidentalmente descoberto em sua ação no tratamento dos hemangiomas. Este medicamento interfere de forma surpreendente evitando o crescimento dos hemangiomas e apressando o seu desaparecimento. Os corticosteroides, que eram muito utilizados até recentemente e que estavam relacionados com muitos efeitos colaterais, foram sendo progressivamente abandonados e utilizados apenas nos casos que não respondem aos tratamento com os betabloqueadores. O Laser transdérmico pode ser utilizado como tratamento complementar ou como tratamento isolado especialmente em adultos
Consulte um médico sobre as indicações e os prováveis efeitos colaterais para esses tipos de tratamento.
Consulte um médico sobre os prováveis efeitos colaterais para esses tipos de tratamento.
Outros medicamentos e opções de tratamento que não causem efeitos colaterais estão sendo testadas e estudadas. Por enquanto, a recomendação médica para os pais que estão pensando em submeter os filhos a tratamento, mesmo sem necessidade, é que se pesem os prós e os contras. É sempre importante ter em mente que hemangiomas desaparecem sozinhos ainda na infância.
Medicamentos
Os medicamentos mais para o tratamento de hemangioma são:
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Tem cura?
Hemangiomas pequenos e superficiais normalmente desaparecem sozinhos. Em média, 50% desaparecem aos cinco anos e 70% desaparecem antes dos dez anos de idade.
Prevenção
Não há como impedir o surgimento de hemangiomas.
Complicações possíveis
Ocasionalmente, um hemangioma pode romper e desenvolver uma ferida, o que pode causar dor, sangramento, formação de cicatrizes e até mesmo infecção. Dependendo de onde o hemangioma está situado, pode interferir na visão, na respiração, na audição e até na evacuação – embora seja muito raro.
Referências
Revisado por Dr. José Luiz Orlando, membro do Departamento de Doenças Vasculares de Origem Mista da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).
Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular
Sociedade Brasileira de Dermatologia
Ministério da Saúde
Clínica Mayo