Possui graduação em Medicina pela Universidade de Marília (1991) e residência médica pela Universidade de São Paulo (199...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO que é Hemocromatose?
A hemocromatose caracteriza-se pelo acúmulo de ferro nos tecidos devido a uma mutação genética, fazendo com que o corpo absorva ferro em excesso ou não faça a sua eliminação de forma adequada. O ferro em excesso pode acumular-se em diferentes tecidos, como coração, fígado e pâncreas, causando dores nas articulações, fadiga e dor abdominal.
Causas
A hemocromatose pode ocorrer de duas formas:
- Hemocromatose hereditária: é a causa mais comum, determinada por condições genéticas. Pode acometer em torno de 0,5% da população e altera o controle de absorção de ferro pelo intestino, resultando em acúmulo e em toxicidade em diferentes tecidos
- Hemocromatose secundária: ocorre quando há o acúmulo de ferro no organismo devido à ingestão excessiva de suplementos de ferro, ao grande número de transfusões de sangue ou a um distúrbio no qual os glóbulos vermelhos não são formados eficientemente.
Sinais
Os sintomas de hemocromatose incluem:
- Dor na articulação
- Fadiga
- Dor abdominal
- Disfunção erétil
- Amenorreia
- Depressão
- Queda de cabelo
- Perda de peso não intencional
- Diabetes
- Arritmias
- Surtos psiquiátricos
- Problemas neurológicos
- Cor da pele irregular
Diagnóstico
Para o diagnóstico da hemocromatose, além da história médica e exame físico minucioso, deve ser feita uma avaliação global direta e indireta dos estoques e do metabolismo do ferro, bem como uma análise da biópsia do tecido lesado. Se necessário, deve-se determinar a alteração genética relacionada à hemocromatose ou anemias hereditárias.
Os exames a serem feitos dependerão da causa. Mas, de uma forma geral, o médico deverá avaliar o metabolismo do ferro, como análise da ferritina, além de exames que determinam a função do tecido lesado.
Fatores de risco
Pessoas mais propensas a apresentar hemocromatose são:
- Portadores de hemocromatose hereditária e de anemias hereditárias
- Receptores de múltiplas transfusões de sangue
- Pacientes submetidos a tratamentos com derivados de ferro
- Pessoas que ingerem dietas especiais ricas em ferro
Tratamento
Para tratar a hemocromatose é necessário recorrer à sangria terapêutica, muito parecida com a doação de sangue. Nesse procedimento, o sangue retirado é descartado, mas, assim como na doação, são retirados 500 ml de sangue periodicamente, por alguns meses, para que a quantidade de ferro seja diminuída no organismo, mantendo os níveis dentro do padrão normal.
Medicamentos
Os medicamentos mais usados para o tratamento de hemocromatose são:
Tem cura?
A hemocromatose tem cura e, por ser um tratamento simples, não apresenta risco ao portador.
Convivendo (Prognóstico)
O paciente deve seguir uma dieta especial para diminuir a quantidade de ferro absorvida pelo trato digestivo, para isso é importante tomar algumas medidas, como:
- Não consumir álcool, principalmente em casos de doença hepática
- Não tomar comprimidos de ferro ou vitaminas contendo ferro
- Não usar panelas de ferro para cozinhar alimentos
- Não consumir frutos do mar crus
- Não comer alimentos fortificados com ferro
- Não abandonar o tratamento médico
Complicações possíveis
Quando não tratada, o paciente com hemocromatose pode desenvolver uma série de problemas, como:
- Insuficiência hepática
- Arritmias cardíacas
- Câncer de fígado
Referências
Manual MSD
Rede D’or