Médica do Corpo Clínico do Hospital 9 de Julho como cirurgiã do Aparelho Digestivo e Proctologista. Especialista em Ciru...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Hemorroida externa?
As hemorroidas externas são veias dilatadas e inflamadas que se projetam para fora do ânus, normalmente devido a um esforço intenso para evacuar — provocando sintomas como dor ou ardor, coceira extrema e inchaço na região anal. Caso o tecido mucoso com as hemorroidas não retorne espontaneamente para dentro do ânus, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para removê-lo.
Causas
As hemorroidas externas são causadas pelo aumento da pressão nas veias do ânus, que provoca o inchaço e o desconforto na região, especialmente se o paciente está sentado. A causa mais comum para o aumento da pressão é o esforço excessivo durante as evacuações, mas também podem ser causadas por problemas como diarreia crônica, infecções anais e uma dieta pobre em fibras.
Tipos
Em um quadro de hemorroidas, a exteriorização das veias dilatadas ocorre a partir do segundo grau da doença, em que a projeção ocorre durante a evacuação, mas por pouco tempo. O tecido volta para dentro do ânus espontaneamente, segundo Vanessa Prado, Médica do Centro de Especialidades do Aparelho Digestivo do Hospital Nove de Julho e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Aparelho Digestivo (SBCD).
Durante o terceiro grau, as hemorroidas não retornam para dentro do ânus, sendo necessário que o paciente empurre-a para dentro com a própria mão. "Geralmente, os pacientes relatam melhora após o banho e o retorno manual das hemorroidas", explicou o proctologista Jorge Reina previamente ao MinhaVida. Mesmo assim, sintomas como sangramento, prurido anal e desconforto são sentidos com maior intensidade nessa fase — e não somente durante a evacuação.
Já no quarto grau, não há muito o que ser feito em termos de dieta e higiene local para tratar as hemorroidas. O desconforto do paciente é mais intenso porque o prolapso hemorroidário não retorna ao canal anal, mesmo que empurrado. Nesse cenário, a cirurgia é a melhor abordagem para tratar a doença.
Saiba mais: Hemorroida: conheça os 4 graus da doença e como tratá-los
Sintomas
Os principais sintomas da hemorroida externa incluem:
- Prurido anal: a coceira no ânus costuma aparecer no início de um quadro de hemorroidas. Quando as veias começam a dilatar, também ocorre a dilatação da pele ao redor, que é extremamente sensível. O sintoma é frequente especialmente quando as hemorroidas são externas;
- Inchaço e desconforto: quando as veias da hemorroida começam a crescer e a pressão aumenta, também ocorre o aumento da circulação, que dilata as veias do local, provocando a sensação de desconforto extremo;
- Pequenos caroços: além do inchaço, as hemorroidas externas podem apresentar pequenos caroços na região anal, do tamanho de grãos de feijão. Esse sintoma indica que o sangue nas veias da hemorroida está coagulando, dando origem a pequenos trombos. A condição é chamada de trombose hemorroidária;
- Dor intensa: esse sintoma está diretamente relacionado à exteriorização das veias hemorroidais e indica um agravamento do quadro e o início do processo inflamatório. A sensação dolorosa também pode vir de outras consequências da constipação e de evacuações traumáticas, comuns em pacientes com hemorroidas, como as fissuras anais;
Saiba mais: Sintomas de hemorroidas: conheça os 5 mais comuns
Diagnóstico
O diagnóstico da hemorroida externa é feito em consultório médico a partir de uma análise da região anal do paciente. Como as veias inchadas são bastante aparentes, normalmente não é necessária a realização de outros exames comuns em hemorroidas internas, como sigmoidoscopia, anoscopia e proctoscopia.
Buscando ajuda médica
Caso o paciente apresente sintomas como sangramento e coceira, normalmente presentes no início do quadro de hemorroida, é fundamental procurar ajuda de um especialista para que possa ser feito um diagnóstico e o tratamento adequado a fim de evitar que a doença progrida.
"É comum encontrarmos pacientes que sofrem com isso há pelo menos 20 anos, mas que ignoraram os sintomas. O problema é que a hemorroida é uma doença venosa progressiva. Então, ela não fica estacionada no mesmo grau. Se você já sofre com uma certa fraqueza na parede das veias, a tendência é piorar", alertou o proctologista Renato Caram Saad em entrevista prévia ao MinhaVida.
Tratamento
O tratamento de hemorroida externa pode variar de acordo com a gravidade da doença. Em uma situação em que ocorre a exteriorização do tecido mucoso, mas ela retorna espontaneamente ao ânus, o médico pode indicar tratamentos alternativos, como a ligadura elástica, que é considerada bastante eficaz para cortar a circulação e fazer com que as hemorroidas caiam naturalmente.
Caso as hemorroidas externas não retornem espontaneamente ao ânus e a doença progrida, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para retirá-las definitivamente. Alguns procedimentos incluem:
- Hemorroidectomia: método é feito através de uma incisão no tecido hemorroidário, que se estende até o limite superior das hemorroidas, removendo-as completamente.
- Grampeamento das hemorroidas, técnica que bloqueia a circulação sanguínea na região;
- Técnica THD, feita com um doppler que bloqueia as veias dilatadas.
Pomada para hemorroida externa
Durante os primeiros estágios da hemorroida externa, o uso de pomadas pode ajudar a aliviar o desconforto dos sintomas. Com ação anestésica e secativa, cremes de uso tópico como proctan, proctyl e ultraproct contribuiem para reduzir a inflamação — agindo diretamente nas fissuras, eczemas, dores e sangramentos na região anal.
Saiba mais: Pomada para hemorroidas: 6 opções mais indicadas no tratamento
Remédios para hemorroida externa
Os remédios para hemorroidas são indicados para melhorar a circulação local e aliviar os sintomas de dor ou ardor, coceira intensa e inchaço na região anal. Os mais utilizados são aqueles com ação anti-inflamatória, como flavonid e venaflon, mas o médico pode indicar o uso de comprimidos anti-inflamatórios ou analgésicos, como paracetamol ou ibuprofeno, para diminuir a inflamação local e aliviar a dor.
Convivendo (Prognóstico)
Hábitos saudáveis no tratamento e prevenção de hemorroida externa
Todo o tratamento de hemorroidas externas deve estar aliado a hábitos saudáveis de vida, especialmente quanto à alimentação. Segundo Vanessa, deve-se priorizar o consumo de bastante água e fibras na dieta, que contribuem para o amolecimento das fezes e para o bom funcionamento do intestino. Essa abordagem também contribui para prevenir o surgimento da doença, à princípio.
Também é fundamental ter atenção com a higiene anal. O uso do papel higiênico não é indicado nos casos de hemorroidas com componente externo. A limpeza deve ser realizada sempre com água e sabonete.
Se o paciente trabalhar sentado por muito tempo, o peso do corpo permanece horas concentrado sobre o quadril, o que dificulta a circulação de sangue na região do ânus — aumentando o risco de dilatação das veias locais. Por isso, deve-se reservar alguns minutos para caminhar ao longo do expediente, melhorando a circulação de sangue.
Por fim, é essencial que o paciente não segure a vontade de evacuar. Quando isso acontece, o intestino termina absorvendo muita água das fezes armazenadas, fazendo com que elas endureçam, o que dificulta sua eliminação. Com isso, o esforço para eliminar as fezes aumenta a pressão nas veias do ânus, .
Saiba mais: 8 alimentos que pioram o quadro de hemorroidas