Celso Cukier é nutrólogo e possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1989) e mestrado e...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Hipercalcemia?
Hipercalcemia é a condição em que o nível de cálcio no sangue é maior do que o normal. Isso pode fazer com que o paciente apresente algumas complicações, como constipação intestinal e cansaço em excesso.
Causas
O hiperparatireoidismo primário é a causa mais comum de hipercalcemia. Isso se deve à liberação de PTH, hormônio da paratireoide que libera o cálcio em excesso pelas glândulas paratireoides.
Outras condições médicas também podem causar hipercalcemia:
- Insuficiência da glândula adrenal
- Uma condição hereditária que afeta a capacidade do corpo de regular o cálcio (hipercalcemia hipocalciúrica familiar)
- Estar acamado (ou não ser capaz de se mover) por um longo período de tempo
- Excesso de cálcio na dieta (chamada de síndrome de leite e alcalino, geralmente devido à ingestão de pelo menos 2.000 miligramas de cálcio por dia)
- Hipertireoidismo
- Insuficiência renal
- Medicamentos, como lítio e diuréticos
- Alguns tumores cancerosos (por exemplo, câncer de pulmão, câncer de mama)
Outra possível causa de hipercalcemia é o excesso de vitamina D. Por isso, é importante manter os níveis da substância controlados.
“A reposição de vitamina D precisa ser feita com cuidado. Em excesso, este nutriente pode levar à hipercalcemia, podendo levar a cálculos renais e à constipação intestinal - ainda mais se a ingestão de cálcio for alta demais", explicou o nutrólogo Celso Cukier em entrevista prévia ao MinhaVida.
Sinais
Os sintomas de hipercalcemia se manifestam de diferentes formas, podendo afetar uma ou mais partes do organismo. Alguns dos principais sinais são:
Sintomas abdominais
- Constipação
- Náusea
- Dor
- Falta de apetite
- Vômitos
Sintomas renais
Sintomas musculares
Sintomas psicológicos
Sintomas esqueléticos
- Dor nos ossos
- Arqueamento dos ombros
- Fraturas devido a doença (fraturas patológicas)
- Perda de altura
- Curvatura da coluna espinhal
Diagnóstico
Como a hipercalcemia pode provocar sintomas comuns em outras condições, ou até mesmo causar poucos sinais, uma pessoa pode não saber que tem a condição até que exames de sangue de rotina indiquem um alto nível de cálcio no plasma. Os exames também podem revelar se o nível de hormônio da paratireoide é alto, indicando o hiperparatireoidismo.
Para determinar se a hipercalcemia é causada por um problema subjacente, como câncer ou sarcoidose, o médico pode recomendar exames de imagem de seus ossos ou pulmões.
Tratamento
O tratamento da hipercalcemia é voltado para o que está provocando a condição. Em pessoas com hiperparatireoidismo primário (PHPT), pode ser necessário realizar uma cirurgia para retirar a glândula paratireoide anormal.
Contudo, se a hipercalcemia for moderada, é possível monitorar a doença mais de perto ao longo do tempo e controlar os sintomas com o uso de medicamentos voltados a essa condição.
A hipercalcemia severa, que causa sintomas e exige internação, é tratada com:
- Calcitonina
- Diálise
- Medicamento diurético, como furosemida
- Medicamentos que impedem a quebra de ossos e a absorção pelo corpo
- Líquidos por via venosa (líquidos intravenosos)