Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Mogi das Cruzes (2012), fazendo especialização na Irmandade Santa C...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O que é Hipertermia?
A hipertermia se caracteriza pelo aumento anormal da temperatura do corpo sem estar associado a agentes infecciosos. Na condição, o corpo pode ultrapassar a temperatura de 40°C e manifestar sintomas como transpiração excessiva, tontura, náuseas e vômitos.
Qual a diferença entre hipertermia e febre?
De acordo com Thiago Piccirillo, clínico geral na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, a diferença entre hipertermia e febre é a causa que leva ao aumento da temperatura do corpo, sendo a hipertermia causada por fatores ambientais.
“A febre é uma resposta do organismo a alguma infecção, inflamação na qual a temperatura do corpo tende a aumentar, chegando a 37,8°C, 38°C ou 39°C, mas que está relacionado a uma resposta inflamatória infecciosa contra alguma doença”, esclarece.
Causas
As causas da hipertermia podem variar de acordo com a forma que ela é classificada, sendo elas:
- Hipertermia clássica: o aumento da temperatura corporal ocorre pela exposição ao calor intenso, provocado por questões ambientais
- Hipertermia por esforço: ocorre ao realizar atividades físicas intensas. Seus sintomas podem surgir aos poucos ou imediatamente
- Hipertermia maligna: mais rara, ocorre como efeito colateral pelo uso abusivo de analgesicos ou relaxantes musculares
Saiba mais: Febre reumática: sintomas, tratamentos e causas
Sinais
Os principais sintomas de hipertermia são:
- Suor em excesso
- Tontura
- Dor de cabeça
- Náuseas e vômito
- Queda de pressão arterial
- Respiração acelerada
- Desmaios
- Alucinação
- Convulsão
Diagnóstico
O diagnóstico da hipertermia é feito de forma clínica, com base nos sintomas apresentados pelo paciente.
“É importante olhar o histórico médico daquele paciente para entender o porquê que ele está tendo aquela hipertermia ou se de fato tem uma febre associada, alguma infecção associada, ou até mesmo as duas coisas juntas”, informa Piccirillo.
Saiba mais: Hipotermia: o que é, sintomas, causas e o que fazer
Tratamento
O tratamento para hipertermia é feito com foco em resfriar o corpo e evitar o agravamento do quadro do paciente. Medidas podem ser utilizadas, como:
- Interromper atividades extenuantes
- Buscar ambientes frescos e sem sol
- Ingerir água gelada, soro caseiro ou bebidas com eletrólitos
- Tomar banho frio
- Utilizar toalhas molhadas enroladas ao corpo
- Reposição de líquidos via intravenosa
O tratamento para hipertermia maligna pode demandar maior atenção, já que é uma condição associada ao uso de medicação. “O suporte precisa ser intensivo, com gelo no corpo do paciente para resfriar, ou uma hidratação mais vigorosa, endovenosa na veia, por exemplo”, orienta.