Médico ortopedista graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Fez residência em Ortopedia...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Joanete?
O joanete, denominação popular da deformidade do Hálux Valgo, é uma saliência óssea que se forma na articulação da base do dedão do pé ou do primeiro metatarso. Forma-se um joanete quando o dedão do pé aponta para o segundo dedo do pé, forçando a articulação do dedão a ficar maior e projetada para fora. A pele sobre o joanete pode ficar vermelha, dolorida e sensível.
Causas
O que causa a joanete? A pressão exercida por sapatos inadequados de forma contínua sobre os dedos, especialmente por calçados apertados, com bico fino e/ou de salto alto, é a principal causa para a ocorrência de um joanete.
A elevação dos saltos altos desloca mais a carga corporal para a parte da frente do pé (ou antepé), criando uma crescente angulação entre o primeiro metatarso e a falange, contribuindo para o aparecimento da deformidade. As causas incluem:
- Uso de saltos altos
- Uso de sapatos menores, apertados ou de pontas estreitas
- Artrite
- Problemas congênitos do pé, como má formação
- Hereditariedade (pessoas de uma mesma família costumam apresentar joanetes).
Sintomas
Os principais sinais e sintomas do joanete incluem:
- Dor na região do joanete/embaixo do segundo dedo ou segundo metatarso
- Calosidade saliente na região do dedão do pé
- Inchaço, vermelhidão ou dor em torno do dedão do pé
- Dedão do pé virado em direção aos outros dedos
- Dor persistente ou intermitente
- Dores nas juntas, agravadas pela pressão dos sapatos
- Dedos em garra (decorrente da carga corporal mal distribuída)
Diagnóstico
O especialista pode identificar um joanete examinando o pé do paciente. Ele observará os movimentos do dedão do pé e procurará por sinais de vermelhidão, inchaço ou sensibilidade.
Após o exame físico completo, um raio-X dos dois pé pode ajudar o médico a identificar a causa da joanete e avaliar sua gravidade.
Fatores de risco
O joanete acomete, em maior número, a população feminina devido ao uso de sapatos de salto alto e de ponta fina. Com o tempo, a utilização rotineira de calçados que não acomodam o pé da maneira adequada gera uma maior chance de que ocorra um desvio e uma saliência óssea.
Segundo o ortopedista Maurício Póvoa Barbosa, “a maior parte dos sapatos femininos tem um apelo com uma ponta mais estreita, um salto e acaba sendo mais difícil encontrar um calçado que possua a caixa do ante pé alto e largo”. Ele explica que é mais difícil para as mulheres encontrarem os calçados adequados, isto é, que não estrangulam a parte da frente do pé, pois estes modelos são considerados esteticamente inferiores quando se trata deste público-alvo.
Outras condições que podem ser consideradas fatores de risco para o aparecimento do joanete são:
- Problemas constitucionais, como a hipermobilidade das articulações e possuir o pé plano
- Hereditariedade (pessoas na família com joanete).
Na consulta médica
Entre as especialidades que podem diagnosticar um joanete estão:
- Clínica médica
- Ortopedia
- Podologia
- Reumatologista
Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações sobre o seu quadro:
- Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
- Histórico médico, incluindo outras condições médicas que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade
O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
- Quando você começou a apresentar problemas no pé?
- Qual a intensidade da dor?
- Onde está localizada a dor?
- Você tomou alguma medida para aliviar os sintomas? E funcionou?
- Que tipo de sapatos você usa?
Buscando ajuda médica
A procura por um especialista e pelo tratamento para joanete deve ocorrer quando a pessoa apresentar:
- Dor persistente ou intermitente no pé ou no dedão ao caminhar/na rotina
- Um calo visível na região do dedão do pé
- Dificuldade para movimentar o dedão do pé
- Dificuldade em encontrar sapatos que sirvam corretamente
Tratamento
Como tratar o joanete? De maneira geral, o tratamento mais comumente indicado para joanetes que não são graves é de caráter educacional. “Um bom tênis de corrida, macio e largo é o melhor tratamento antes da cirurgia”, fala Maurício Póvoa Barbosa, médico ortopedista e especialista em Cirurgia Ortopédica.
Contudo, caso o quadro do joanete seja complexo ou piore, causando dor excessiva ou deformidade intensa com o tempo, a realização da cirurgia geralmente é uma solução eficaz.
Além disso, de acordo com Maurício, em alguns casos o paciente que tem um joanete por excesso de uso de salto e um encurtamento na panturrilha precisará que ela seja alongada no mesmo dia da cirurgia. “O tratamento da joanete não é simples e muitas vezes [o problema] é multifatorial”.
Fortalecimento
A prática do exercício ativo de abertura do dedão ajuda a fortalecer o músculo abdutor que, geralmente, é enfraquecido em pessoas com joanete. Além disso, há outros exercícios para o joanete que podem auxiliar na melhora do quadro. O alongamento e o fortalecimento dos demais músculos que envolvem o dedão e a panturrilha ajudam na melhora do quadro.
Cirurgia
A cirurgia para joanete consiste no realinhamento do dedo e remoção do calo ossudo (um processo chamado de bunionectomia). Existem mais de 100 diferentes técnicas cirúrgicas descritas para tratar do joanete. Consulte um médico para saber se alguma delas é necessária e qual o método mais indicado para o seu caso.
Tem cura?
O resultado do tratamento depende da idade e das atividades praticadas, e também da gravidade do joanete. Adolescentes podem ter mais problemas e dificuldades ao longo do tratamento do joanete do que adultos. Muitos adultos cuidam do joanete logo quando ele surge e trocam de sapatos regularmente. A cirurgia reduz a dor em muitos casos, mas não em todos.
Prevenção
Evitar usar sapatos apertados e de salto alto é o melhor meio de prevenir joanete.
Convivendo (Prognóstico)
O tratamento caseiro envolve uma série de cuidados que, juntos, podem resolver o joanete. Veja:
Altere seus sapatos
Opte por sapatos confortáveis, que ofereçam bastante espaço para toda a parte da frente dos pés. Sapatos muito apertados e com saltos altos podem piorar o joanete.
Medicações
Alguns analgésicos podem ajudar a controlar a dor causada por um joanete. Injeções de cortisona também podem ser úteis eventualmente, embora não costumem ser necessárias.
Palmilhas
Palmilhas almofadadas podem ajudar a diminuir a pressão exercida no pé conforme você o movimenta, reduzindo, assim, os sintomas do joanete e prevenindo que ele evolua para um problema mais grave.
Aplique gelo
Compressas com gelo sobre o joanete podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação.
Corretor e protetor de joanete
Também é interessante usar um corretor ou protetor para o joanete, que pode fazer com que o dia a dia seja mais confortável e que a condição apresente melhoras.
Complicações possíveis
Embora nem sempre causem problemas mais graves e possam ser resolvidos com tratamento, os joanetes são permanentes, isto é, não têm cura, a menos que sejam corrigidos cirurgicamente. Possíveis complicações do joanete incluem:
- Bursite. Esta condição dolorosa ocorre quando as pequenas almofadas cheias de líquido (bursas) que amortecem os ossos, tendões e músculos perto das articulações ficam inflamadas.
- Joanete não tratado pode levar a uma curva anormal que ocorre na articulação do meio de um dedo do pé, causando dor e pressão.
Referências
Ministério da Saúde
Sociedade Brasileira de Dermatologia
Universidade Federal de São Paulo
Maurício Póvoa, médico ortopedista e especialista em Cirurgia Ortopédica no Hcor
Marina Benevides, podóloga