Fonoaudióloga (PUC SP-1988) com aperfeiçoamento em Motricidade Orofacial, Eutonista pelo Instituto Brasileiro de Eutonia...
iRedatora focada na produção de conteúdos sobre alimentação, beleza e família.
O que é Língua presa?
Língua presa é o nome popular dado a uma anomalia congênita denominada anquiloglossia, que é caracterizada pela membrana que fica abaixo da língua (conhecida como “freio”) menor do que o normal, impedindo o órgão de se movimentar livremente.
A pessoa que sofre de anquiloglossia enfrenta dificuldade para elevar ou projetar a ponta da língua, o que dificulta a pronúncia de certos fonemas. Desta forma, o quadro pode afetar a fala e, eventualmente, provocar alguns desconfortos sociais e psicológicos.
Causas
A língua presa não tem suas causas exatas conhecidas. Entretanto, alguns casos acontecem por conta de alterações na face ou na boca, como uma fenda palatina. Embora a anquiloglossia não seja uma anomalia hereditária, em muitos casos, observa-se histórico familiar de outras pessoas com essa alteração na língua.
Sinais
Muitos bebês com a língua presa não apresentam qualquer sintoma. Isso porque a pele abaixo da língua se desenvolve conforme a criança cresce ou então ela se adapta à restrição. Contudo, algumas crianças com língua presa podem apresentar:
- Problemas para sugar o leite da mãe durante a amamentação
- Espaço entre os dentes inferiores da frente
- Problemas na fala, principalmente fonemas com as letras T, D, Z, S, N e L
Saiba mais: Seu filho fala com a língua entre os dentes? Pode ser ceceio
Além disso, quando a membrana está muito próxima da ponta da língua, esta pode parecer bifurcada ou em forma de coração.
Diagnóstico
No caso de recém-nascidos, a língua presa é frequentemente diagnosticada em um simples exame físico. Em crianças maiores, o fonoaudiólogo analisa a morfologia da língua e também a habilidade de movimento do paciente para determinar um quadro de anquiloglossia.
Tratamento
Cirurgia para a língua presa
O tratamento para a anquiloglossia depende do quadro. Caso essa anomalia seja identificada antes do primeiro ano de vida, é possível realizar uma cirurgia denominada frenotomia. Trata-se de uma pequena incisão (corte) no freio da língua que é suficiente para resolver o problema. Porém, se o bebê que tem a língua presa está se alimentando bem, é possível esperar e ver se o quadro se reverte com o passar do tempo.
Já em casos de complicações mais severas, é indicado realizar um procedimento cirúrgico denominado frenectomia. Essa cirurgia é mais complexa e consiste na remoção de um frênulo, uma pequena dobra de tecido que debilita o movimento da língua.
Diferença entre frenotomia e frenectomia
A frenotomia é uma cirurgia em que é realizado apenas um corte do freio lingual. Já a frenectomia remove parte do freio lingual, levando-se em consideração a dificuldade na execução das funções de sucção, deglutição e fonação.
Terapia fonoaudiológica
Em grande parte dos casos, a anquiloglossia só se torna evidente durante a infância. Portanto, é necessário fazer terapia fonoaudiológica para adequar o tônus da língua, a postura na fala, a deglutição, a respiração ou o repouso e a mobilidade da língua.
A terapia fonoaudiológica utiliza exercícios para favorecer os movimentos da língua, tais como: estalar a língua, passar a ponta da língua no palato (céu da boca), entre outros.
Durante as sessões, também é dada uma orientação quanto à importância da postura adequada da língua nas funções neurovegetativas, como a deglutição, a fonação (fala), a sucção, o sopro, o sorrir e a mastigação.
Saiba mais: Fonoaudiologia só serve para crianças?
Complicações possíveis
A língua presa pode afetar o desenvolvimento bucal do bebê, bem como a forma de comer, falar e engolir. A complicação também pode levar a:
- Dificuldade na amamentação
- Dificuldade na fala
- Respiração oral
- Alterações na oclusão dentária, como mordida aberta anterior e/ou lateral
- Alterações no tônus da face e nos músculos do pescoço, que influenciam a coluna vertebral
- Desafios com outras atividades orais, como tomar um sorvete de casquinha, lamber os lábios ou tocar um instrumento de sopro.
Referências
Association of Tongue-Tie Practitioners