Médica dermatologista graduada pela Universidade de Santo Amaro. Atua como Dermatologista Clínica, Cirúrgica, Estética e...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Molusco contagioso?
O molusco contagioso é uma infecção viral que provoca pequenos caroços na pele, podendo afetar diversas partes do corpo. Apesar de ser sexualmente transmissível, a transmissão da doença também pode ocorrer de diferentes formas, como através do contato com objetos contaminados.
Saiba mais: HPV: o que é, sintomas e tem cura?
Causas
Como se contrai o molusco contagioso?
O molusco contagioso é transmitido através do contato direto com um vírus membro da família dos poxvírus, o maior tipo já identificado. O vírus pode se espalhar por objetos, como toalhas, roupas ou brinquedos, além de ser contraído via contato sexual. Portanto, trata-se também de uma infecção sexualmente transmissível (IST).
Saiba mais: Cancro mole: o que é, sintomas e tratamento
Sintomas
Os sintomas de molusco contagioso podem variar de acordo com cada quadro. No geral, os principais sinais da doença são:
- Lesões superficiais na pele
- Pequenas pápulas brilhosas, translúcidas e indolores (medindo, em média, 5mm)
- Coceira
Normalmente, as pápulas (caroços) surgem em locais sensíveis do corpo, como virilha, axilas, dobras de articulações, tronco e pescoço. Ao coçar a região afetada, o vírus se espalha ainda mais, afetando outras partes da pele.
Diagnóstico
O diagnóstico do molusco contagioso é feito, na maioria das vezes, somente por meio da observação clínica. Porém, se houver dúvida, o especialista pode raspar a região da pele com lesão, recolher uma pequena amostra e analisá-la por um microscópio.
Saiba mais: Gonorreia: o que é, sintomas, medicamentos e tempo de cura
Tratamento
O tratamento do molusco contagioso varia de acordo com cada quadro. Uma opção comum é ter as lesões individuais removidas cirurgicamente por raspagem, curetagem, congelamento ou por meio de eletrocirurgia com agulhas.
A aplicação de pomadas e ácidos específicos também pode ser realizada por um dermatologista, dependendo do histórico médico do paciente e da avaliação do quadro médico.
Em pessoas saudáveis e com produção normal de anticorpos, os sinais da infecção costumam desaparecer sozinhos sem que haja necessidade de tratamento — embora ele geralmente seja indicado para todos os casos.
Saiba mais: Verrugas: tipos e como remover
Medicamentos
Os medicamentos tópicos, como pomadas para molusco contagioso, contam com substâncias específicas para combater os sinais de infecção pelo vírus. Alguns exemplos são:
- Podofilotoxina
- Cantaridina
- Tretinoína
- Ácido salicílico
- Ácido retinóico
- Hidróxido de potássio
- Ácido tricloroacético
Tem cura?
O molusco contagioso tem cura. Entretanto, a infecção pode persistir em pessoas com imunossupressão, ou seja, distúrbios no sistema imunológico.
Referências
Clínica Mayo – organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos que reúne conteúdos sobre doenças, sintomas, exames médicos, medicamentos, entre outros