Médica nutróloga do Hospital Albert Sabin de SP.
Redatora especializada na produção de conteúdo para família, beleza e alimentação.
O que é Pelagra?
Pelagra é uma deficiência nutricional causada pela falta de niacina no organismo. A niacina, também conhecida como vitamina B3, desempenha funções essenciais, como: melhorar a circulação sanguínea, aliviar a enxaqueca, baixar o colesterol e melhorar o controle da diabetes.
A nutrólogo Telma Sigolo, médica do Hospital Albert Sabin de SP, explica que essa deficiência nutricional surge pelo baixo consumo de alimentos ricos em vitamina B3, assim como também pode aparecer nas doenças em que há dificuldade de absorção e metabolização intestinal deste nutriente, sendo comum em pacientes com Doença de Crohn, retocolite e alcoolismo, por exemplo.
Sinais
Os principais sintomas de pelagra são:
- Dermatite
- Diarreia
- Demência (nos casos mais avançados)
- Indigestão
- Fadiga
- Anorexia.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais de urina e sangue, bem como o histórico de hábitos alimentares do paciente. Portanto, buscar ajuda de nutricionistas, clínicos gerais, nutrólogos e gastroenterologistas é fundamental para obter um diagnóstico precoce, visto que a pelagra pode apresentar complicações preocupantes quando não tratada.
Tratamento
De acordo com o nutrólogo Fernando Cerqueira, o tratamento da pelagra é feito com reposição de vitamina B3, que pode ser realizada com nicotinamida ou ácido nicotínico. "É preferível realizar a reposição com nicotinamida pelo menor número de efeitos adversos", esclarece. Dessa forma, os médicos costumam passar uma receita para que a nicotinamida seja formulada em farmácias de manipulação.
"Se a doença não for tratada podem surgir complicações, como: apatia, confusão, desorientação, irritabilidade, alterações de humor e dor de cabeça", menciona o nutrólogo, proprietário da clínica FC.
Além disso, em longo prazo as complicações podem ser ainda mais graves. "A deficiência prolongada de niacina pode levar a quadros demenciais e até à morte", completa a nutróloga Telma.
Alimentos com vitamina B3
A prevenção da doença pode ser feita a partir de uma dieta saudável com todos os nutrientes essenciais, assim como uma alimentação saudável e rica em nutrientes pode colaborar para um tratamento mais efetivo. Veja alguns alimentos com vitamina B3 para incluir no cardápio:
- Fígado
- Peixes como atum e bacalhau
- Abacate
- Semente de girassol
- Frango com batata
- Ovos
- Amendoim
- Vegetais verde escuros.
Papel do triptofano
Segundo a nutróloga Telma Sigolo, o triptofano também tem um papel importante no tratamento da pelagra: "É um aminoácido que se transforma em niacina e por isso o consumo de alimentos ricos em triptofano pode auxiliar no tratamento da pelagra, já que poderá haver maior conversão de triptofano em niacina". Alguns destes alimentos são:
- Queijos
- Castanhas
- Peixes
- Ovos
- Pão
- Arroz integral
- Amendoim
- Banana
- Leite.