Graduado em medicina pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), com residência médica em Genética Médica pelo Hos...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O que é Polidactilia?
Polidactilia é a presença de um ou mais dedos adicionais nas mãos ou nos pés. Os dedos extras podem ser mal desenvolvidos, sem a estrutura óssea, pequenos, ou então perfeitamente formados e funcionais.
Causas
A genética é a principal causa da polidactilia. No entanto, outros fatores também podem provocar o desenvolvimento da condição:
- Síndrome de Greig
- Síndrome de Bardet-Biedl
- Síndrome de Down
- Anemia de Fanconi
- Alterações genéticas durante a gestação
Saiba mais: Entenda a diferença entre doenças hereditárias e genéticas
Tipos
Tipos de polidactilia
Existem diferentes tipos de polidactilia:
- Polidactilia pré-axial: ocorre quando o dedo extra está localizado ao lado do polegar da mão ou do pé
- Polidactilia pós-axial: tipo de polidactilia mais comum, ocorre quando o dedo extra nasce ao lado do dedo mindinho da mão ou do pé
- Polidactilia central: quando o dedo extra nasce no meio da mão ou do pé. É o tipo mais raro de polidactilia
Diagnóstico
O diagnóstico da polidactilia pode ser feito durante a gravidez, durante o ultrassom transvaginal ou no ultrassom morfológico. Depois do nascimento, o diagnóstico é feito por inspeção visual e uma radiografia ajuda a fazer a avaliação das estruturas internas do problema.
Fatores de risco
A polidactilia pode acontecer devido a uma mutação genética causada por um alelo autossômico dominante. As chances de herança familiar são de 50%, quando um dos pais tem o problema, ou de 100% caso ambos os pais tenham. A polidactilia envolve apenas um gene que pode causar diversas variações.
Saiba mais: Pré-natal: o que é, como funciona e exames necessários
Tratamento
Cirurgia de polidactilia
O tratamento de polidactilia costuma ser realizado por meio de cirurgia para remoção do dedo extra, que pode ser feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nos casos em que o dedo extra é formado somente por pele e gordura, a intervenção é mais simples, e pode ser feita logo após o nascimento do bebê.
Nos quadros em que o membro extra é completamente formado a cirurgia é mais delicada e requer avaliação, pois requer a reconstrução de músculos.
Mais Sobre
Fotos de polidactilia
Atenção! As fotos a seguir são fortes: