Médico urologista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É mestre e doutor em Urologia (UERJ), ch...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Poliúria?
Poliúria é um sintoma caracterizado pela produção em excesso de urina. Isso acontece quando crianças passam a eliminar 2,5 litros por dia e adultos 3 litros ou mais diariamente. Deve ser distinguida da frequência urinária, que é a necessidade de urinar muitas vezes durante o dia ou noite, mas com volumes normais.
Causas
A poliúria pode ser provocada por diferentes fatores, desde o excesso de consumo de água ou doenças, como a diabetes mellitus. Outras causas do sintoma incluem:
- Polidipsia primária: lesões que afetam a região do hipotálamo no cérebro
- Diabetes insípidus: decorrente de aumento da produção do HAD causando grande absorção de água nos rins após a filtração
- Doença renal policística: doença genética caracterizada por múltiplos cistos nos rins e fígado
- Anemia falciforme: doença hereditária que causa alteração dos glóbulos vermelhos do sangue
- Infecção de rins
- Amiloidose: depósitos de uma substância chamada amiloide no rim
Diagnóstico
O diagnóstico de poliúria inclui o diário miccional, no qual a pessoa deve anotar a quantidade de líquido ingerida, a frequência e o volume urinário. Também é investigado quando o excesso de urina se iniciou e os fatores clínicos recentes que podem ter causado o sintoma.
Saiba mais: Micção frequente ou urgente: tratamentos e causas
A história familiar de poliúria e o consumo excessivo de água devem ser observados. Também é importante avaliar o uso de quaisquer drogas associadas com diabetes insípido e agentes que aumentam a produção de urina (por exemplo, diuréticos, álcool e bebidas com cafeína). Os pacientes devem ser questionados sobre seu grau de sede.
Tratamento
Como a poliúria pode ter causas variáveis, não há uma orientação única que se aplica a todos os casos. Por isso, ao observar que a produção de urina está acima de 2,5 litros por dia, ou na presença de doenças, como diabetes mellitus, é importante procurar avaliação médica para investigação diagnóstica.
Muitas vezes, o sintoma é controlado através do tratamento da causa subjacente - ou seja, ao controlar a doença ou a condição que está provocando a poliúria, o problema também irá ser tratado e reduzido.