Graduada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (USP) desde 2004, Fabíola tem vasta experiência na área, atendend...
iRedatora especialista em temas relacionados com bem-estar, família e comportamento.
O que é Prognatismo?
O prognatismo mandibular é uma desarmonia facial envolvendo ossos, dentes e músculos. É caracterizado pelo excesso de crescimento mandibular em relação à maxila, causando mordida cruzada e perfil facial côncavo. Dependendo da gravidade, a condição pode causar grandes deformidades faciais.
Pessoas com esta alteração possuem o lábio inferior maior e mais avançado que o superior, além de um queixo proeminente e volumoso. O prognatismo também pode causar problemas com alterações no encaixe dos dentes, resultando em uma má oclusão (fechamento), assim como alterações na respiração e na mastigação.
Saiba mais: Problemas com mordidas erradas
Causas
Uma das causas envolvidas no surgimento do prognatismo são os fatores genéticos e hereditários nos componentes esqueléticos faciais. Além disso, o prognatismo mandibular também pode estar relacionado com disfunções, como:
- Hábitos deletérios, como sucção de dedos ou chupeta
- Alterações respiratórias, como a respiração bucal, ocorrendo a postura baixa da língua na arcada inferior
- Desvio da funcionalidade do rosto
O prognatismo pode estar associado também a fatores hormonais, traumatismos e malformações congênitas.
Sinais
Além das características físicas típicas do prognatismo mandibular e da mordida cruzada, sintomas de disfunção temporomandibular também podem ser associados à condição. Alguns exemplos são:
- Dores
- Ruídos articulares
- Dor de cabeça, ouvido e músculos da mastigação
Diagnóstico
Bucomaxilos, especialistas em ortopedia dos maxilares e ortodontistas podem realizar o diagnóstico do prognatismo mandibular através de avaliações clínicas e funcionais. Exames adicionais também podem ser solicitados.
Os exames mais comuns usados no diagnóstico do prognatismo e durante o tratamento para acompanhamento de evolução dos casos são os exames clínicos, funcionais e radiográficos. Outras ferramentas que também podem ser usadas são tomografia computadorizada, ressonância magnética e avaliações eletromiográficas.
Fatores de risco
Ocorrendo casos de prognatismo mandibular na família, deve-se sempre ficar alerta ao desenvolvimento irregular dos maxilares nas crianças, porque essa alteração possui grande influência genética e pode acontecer em qualquer etapa durante o crescimento e, desde cedo, pode ser feito o diagnóstico.
Buscando ajuda médica
Caso os pais ou cuidadores observem as crianças projetando o queixo para a frente ou os dentes anteriores inferiores se fechando à frente dos superiores, devem procurar um profissional especialista o mais rápido possível para que se possa tratar o prognatismo precocemente. A consulta ao dentista é muito importante quando acontece o nascimento dos primeiros dentes de leite, para que possa ser feita uma avaliação e, então, uma orientação aos pais.
Tratamento
O prognatismo mandibular possui diversos tipos de tratamentos ortodônticos e ortopédicos, a depender de quando a condição foi diagnosticada e de sua gravidade. Os tratamentos mais indicados são:
- Pistas diretas planas
- Aparelhos ortopédicos funcionais
- Aparelhos ortodonticos fixos
- Cirurgia ortognática
Se o prognatismo for diagnosticado precocemente, as opções de tratamento são mais amplas e os resultados finais são muito mais satisfatórios e duradouros. Como os ossos da mandíbula e maxila crescem e se desenvolvem rapidamente durante a infância e adolescência, os problemas nas arcadas, como o prognatismo, vão se agravando cada vez mais caso não ocorra o devido tratamento
Prevenção
Uma forma de prevenir o prognatismo e as outras alterações de crescimento das estruturas da face é, inicialmente, através da amamentação natural e evitando hábitos de sucção de dedos, chupetas e uso prolongado de mamadeiras. Os movimentos mastigatórios corretos de alimentos secos, duros e fibrosos também contribuem para um bom desenvolvimento das arcadas dentárias, o que ajuda a evitar o prognatismo.
É muito importante que os pais observem se as crianças ficam projetando a mandíbula para a frente como "mania", pois isso pode causar alterações no desenvolvimento.