Médico ortopedista, especialista em cirurgia de ombro e cotovelo. Doutorando em Ciências Musculoesqueléticas pela USP (U...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Pronação dolorosa?
A pronação dolorosa (CID 10 - S53) é uma lesão que ocorre no cotovelo de crianças após o deslocamento do rádio - osso presente no antebraço.
Segundo o médico ortopedista e presidente da SBCOC (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo), Luís Alfredo Gomez, essa complicação ocorre exclusivamente com o público infantil em função da imaturidade esquelética dos indivíduos desta faixa etária.
Causas
A maior parte dos casos de pronação dolorosa ocorre com crianças entre os 18 meses e quatro anos de idade, grupo que possui o corpo mais frágil e em desenvolvimento constante. Apesar de poder ser provocada por outros motivos, a principal causa da lesão se dá pela forma como as crianças são seguradas por seus cuidadores.
Isso acontece pois, ao puxar o bebê pelos braços de maneira abrupta, ou ao carregá-lo através dos punhos, se provoca uma tração no cotovelo. Então, há a subluxação do ligamento do rádio, fazendo com que ele se desloque.
Sinais
Os principais sinais provocados pela pronação dolorosa são:
- Dor no braço;
- Limitação ao flexionar os cotovelos;
- Impotência funcional na região do braço.
“O antebraço fica rodado para dentro na posição pronada e fica, assim, bloqueado. Então, essa dor é quando o indivíduo tenta, por exemplo, supinar - ou seja, rodar o antebraço para fora com a palma da mão para cima”, explica Luís.
Diagnóstico
De acordo com Luís, o diagnóstico é eminentemente clínico. O médico analisa a história sobre a origem das dores a partir de uma conversa com os pais ou responsáveis pela criança. “Muito provavelmente, há um movimento de tração desse braço, e isso acaba causando os sintomas”.
Dessa forma, o quadro de pronação dolorosa é identificado com a observação final do braço da criança, com um exame físico.
Tratamento
O tratamento é considerado conservador, com a pronação dolorosa sendo tratada através de uma manobra de recolocação da cabeça do rádio em uma posição anatômica. Essa técnica, no entanto, deve ser realizada apenas por um médico ortopedista.
Ainda segundo Luís, a manobra realizada coloca o osso, que geralmente está deslocado para frente, numa posição anatômica. Além disso, é recomendado o uso de medicações para aliviar o desconforto e a dor causados pela complicação.
Prevenção
A maneira mais eficaz de prevenir a pronação dolorosa é com a conscientização de pais e cuidadores sobre a forma correta de segurar as crianças.
“Quando forem pegar os filhos que estão no chão, que os peguem pela axila”, exemplifica Luís. “A forma de evitar a complicação é mais uma orientação preventiva aos pais para que eles não carreguem e não puxem os seus filhos pelos braços de forma abrupta, como pegando no punho e levantando”, alerta o ortopedista.
Complicações possíveis
A lesão raramente provoca danos futuros para o crescimento da criança. “No entanto, se houver vários episódios de pronação dolorosa em um intervalo de tempo curto, ou muitos episódios por muito tempo durante a fase de crescimento desse indivíduo, isso pode, sim, causar algum dano na cabeça do rádio”, finaliza Luís.