Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), tem residência médica em dermatologia no Hospit...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O que é Rubor da pele?
O rubor da pele é uma vermelhidão que aparece, geralmente em surtos repetidos, mais comumente na face, mas também pode ocorrer no pescoço, orelhas e parte superior do tronco.
Causas
O rubor na pele significa que houve um aumento intenso do fluxo sanguíneo nestes locais, pela dilatação dos vasos sanguíneos.
Suas causas mais comuns são:
- Calor
- Exercícios físicos
- Menopausa
- Fatores emocionais, como momentos de ansiedade
- Ingesta de álcool
- Uso de alguns medicamentos (tamoxifeno, ácido nicotínico, hidralazina, sildenafil, clorpropamida, e outros) e aditivos alimentares, como glutamato monossódico.
O rubor da pele pode também fazer parte dos sintomas de rosácea, uma doença muito comum da pele. Outras doenças de pele também causam vermelhidão, mas que é mais duradoura, como a dermatite seborreica, o lúpus eritematoso da face e outras.
Saiba mais: Entenda os tipos de rosácea
Em raras ocasiões, no entanto, o rubor da pele pode significar a concomitância de doenças sistêmicas, como por exemplo:
- Câncer de pâncreas
- Câncer de rim
- Câncer no intestino
- Câncer na tireoide
- Câncer brônquico
- Mastocitose
- Feocromocitoma
- Tireotoxicose (uma disfunção benigna da tireóide).
Diagnóstico
Na maioria dos casos não são necessários exames para investigar o rubor da pele, mas em casos de início súbito recente e/ou muito intensos e recorrentes pedem investigação, principalmente se estiver associado com outros sintomas como:
- Hipotensão
- Diarreia
- Sudorese
- Urticária
- Broncoespasmo
- Úlceras pépticas.
Tratamento
O tratamento do rubor da pele depende da causa. Existem cremes com efeito vasoconstritor, que funcionam por até 12 horas, quando aplicados na pele. A proteção solar é importante e lasers podem ser muito eficientes também. No caso da rosácea, os lasers são os tratamentos de escolha.
Alguns medicamentos, como beta-bloqueadores, clonidina, ansiolíticos, reposição hormonal (no caso da menopausa) podem ser úteis em casos de rubor da pele.
É claro que o tratamento deve ser direcionado pelo médico sempre e deve ser escolhido de acordo com a causa provável do rubor.
Referências
Natalia Cymrot, dermatologista e mestre em dermatologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (CRM-SP 84.332)