Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, especialista em Otorrinolaringologia pela Universid...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO que é Sangramento no nariz?
Sangramento no nariz envolve um sangramento do interior do seu nariz. Também chamadas de epistaxes, as hemorragias nasais podem ser assustadoras, mas raramente indicam um problema grave. Hemorragias nasais frequentes são aquelas que ocorrem mais de uma vez por semana.
Procure atendimento médico de emergência em casos de hemorragias nasais graves, que duram mais de 30 minutos, interferem com a respiração ou são seguidas de uma lesão.
Causas
O seu nariz contém muitos vasos sanguíneos minúsculos, que se encontram perto da superfície e são facilmente danificados. As duas causas mais comuns de hemorragias nasais são:
- Ar seco, que seca as membranas nasais e as deixam mais suscetíveis a infecções e hemorragias
- Cutucar o nariz com o dedo.
Outras causas de sangramento no nariz incluem:
- Sinusite aguda ou crônica
- Alergias
- Uso de anticoagulantes
- Exposição a irritantes químicos, como amônia
- Uso de cocaína
- Resfriado comum
- Desvio de septo
- Corpo estranho no nariz
- Sprays nasais, tais como os usados no tratamento de alergias, se utilizados frequentemente
- Rinite não alérgica
- Traumas no nariz
Causas menos comuns de hemorragias nasais incluem:
- Ingestão de álcool
- Hemofilia
- Telangiectasia hemorrágica hereditária
- Púrpura trombocitopênica idiopática (PTI)
- Leucemia
- Pólipos nasais
- Cirurgias nasais
- Tumor nasal
- Sarcoidose
Os estudos não confirmaram uma associação entre hipertensão arterial e hemorragias nasais. Alguns especialistas sugerem que a hipertensão arterial pode prolongar a hemorragia SE você sofre com um sangramento no nariz.
Tipos
Existem dois tipos de sangramento no nariz, a depender do local de onde vem o sangramento.
Sangramentos no nariz anteriores
Representam a maioria de todas as hemorragias nasais. O sangramento vem geralmente de um vaso sanguíneo na parte dianteira do nariz, que é o pedaço mais maleável. Hemorragias nasais anteriores são geralmente fáceis de controlar.
Saiba mais: Lave o nariz todos os dias e aproveite sete benefícios
Sangramentos no nariz posteriores
São muito menos comuns do que as hemorragias nasais anteriores. Eles tendem a ocorrer mais frequentemente em pessoas idosas. O sangramento vem geralmente de uma artéria na parte de trás do nariz – mais fixa e dura. Estas hemorragias nasais são mais complicadas e, geralmente, necessitam de internação para o hospital e gestão por um otorrinolaringologista.
Buscando ajuda médica
Marque uma consulta médica se:
- Você sofrer episódios repetidos de hemorragias nasais
- Você tiver sangramento em outras partes do corpo, como na urina
- Você machuca-se facilmente
- Você estiver usando algum tipo de medicamentos para diluir o sangue
- Você tem alguma doença que podem afetar a coagulação do sangue, como a doença hepática, doença renal ou hemofilia
- Você recentemente passou por quimioterapia.
Busque atendimento de emergência se:
- Você ainda está sangrando mesmo depois de tampar o nariz por 10 minutos
- Você está tendo episódios repetidos de sangramento nasal durante um curto período de tempo
- Você sente tontura ou sensação de desmaio
- Você tem um batimento cardíaco rápido ou dificuldade para respirar
- Você está tossindo ou vomitando sangue
- Você tem uma erupção cutânea ou febre superior a 38,5°C.
Primeiros socorros
- Sente-se ereto e se incline para frente. Permanecendo ereto, você reduz a pressão sanguínea nas veias do seu nariz, desestimulando o sangramento. Inclinar para frente vai ajudar a evitar ingestão de sangue
- Aperte seu nariz. Use o seu polegar e o dedo indicador para apertar o nariz e manter fechado. Respire pela boca. Continue a apertar por cinco a 10 minutos. Esses beliscos enviam pressionam o septo nasal e frequentemente interrompem o fluxo de sangue
- Para evitar que o sangramento no nariz volte, não assue o nariz e não curve o corpo por várias horas após o episódio de sangramento. Durante esse tempo, lembre-se de manter sua cabeça acima do nível do seu coração
- Se ocorrer novamente um sangramento, assue com força para limpar o nariz de coágulos sanguíneos utilize um spray descongestionante em ambos os lados do seu nariz. Aperte o nariz novamente como descrito acima e contate o seu médico.
Cuidados
Sangramento no nariz anterior
Um sangramento no nariz que parou pode não exigir nenhum tratamento. Frequentemente, o corpo irá formar um coágulo no local da hemorragia que impede qualquer novo sangramento.
Se a fonte do sangramento do nariz é um vaso sanguíneo que pode ser facilmente visto, o médico pode cauterizá-lo (selar o vaso sanguíneo) com uma substância química que pode ser o nitrato de prata ou o ácido tricloroacéico. Cauterização é mais eficaz quando o sangramento é proveniente de uma parte mais exposta do nariz.
Em casos mais complicados, um tamponamento nasal pode ser usado a fim de parar o sangramento. A ideia por trás disso é colocar pressão no interior da narina para interromper o sangramento. A maioria das pessoas que recebem um tamponamento nasal pode ir para casa com ele. Como o tamponamento pode bloquear as vias de drenagem dos seios da face, antibióticos podem ser receitados para evitar uma infecção do sinus.
Saiba mais: 11 atitudes que facilitam a consulta médica
Sangramento do nariz posterior
A hemorragia nasal posterior que não para de sangrar por conta própria requer a admissão ao hospital. O tamponamento nasal posterior é necessário. Ao contrário dos anteriores, os tampões nasais posteriores são muito desconfortáveis e muitas vezes necessitam de sedativos e analgésicos. Os tampões geralmente são deixados no local por 48 a 72 horas. Se isso não parar o sangramento, procedimentos cirúrgicos ou radiológicos podem ser realizados.
Prevenção
- A maioria dos sangramentos nasais ocorre durante o inverno, em climas frios e secos. Se você está propenso a hemorragias nasais, use um umidificador em sua casa. Um spray nasal pode ajudar a manter suas passagens nasais úmidas
- Evite cutucar seu nariz ou assuar com muita força
- Se o sangramento está relacionado a outro problema de saúde, tais como doenças do fígado ou uma doença crônica do seio nasal, siga as instruções médicas para manter o problema sob controle
- Pare de fumar. Tabagismo contribui para o ressecamento nasal e irritação.
Convivendo (Prognóstico)
Tente evitar qualquer irritação do nariz, bem como assuá-lo. Tente não espirrar ou tossir, se possível. Evite atividades extenuantes, como levantamento de peso ou exercício.
Se possível, tente não tomar quaisquer medicamentos que possam interferir com a coagulação sanguínea normal. Se você tomar esses medicamentos para uma doença crónica, consulte o seu médico sobre o que fazer.
Referências
Revisado por: Bruno Loredo, ele é otorrinolaringologista do Hospital Santa Luzia, em Brasília - CRM DF 19501