Médico graduado pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e psiquiatra formado pelo Instituto de Psi...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
O que é Transtorno dissociativo de identidade?
O transtorno dissociativo de identidade, antes conhecido como transtorno de personalidades múltiplas, é uma condição na qual a pessoa passa por um quadro de ruptura da identidade, sendo caracterizado pela presença de dois ou mais estados de personalidades que se intercalam. Pessoas diagnosticadas com este transtorno não possuem total domínio das próprias ações e têm o senso de si gravemente afetado.
Leia também: Transtorno bipolar: o que é, sintomas e tratamentos
Causas
Os especialistas ainda não sabem completamente o que está por trás do transtorno dissociativo de identidade, mas sabe-se que, além de suscetibilidade genética, esta condição psicológica está associada a experiências devastadoras, eventos traumáticos, possíveis abusos — físico, sexual ou emocional — e negligências durante a infância.
Sinais
Sintomas de transtorno dissociativo de identidade
Além da presença de dois ou mais estados de personalidades, sinal mais característico do transtorno dissociativo de identidade, os pacientes podem ter sintomas, como:
- Experiência de possessão, facilmente identificada por familiares ou pessoas próximas
- Amnésia temporária, que pode envolver lacunas de memória recorrentes, esquecimento de informações pessoais e lapsos de memória
- Confusão mental, já que, em alguns casos, pacientes de TDI podem ter diversos tipos de alucinação
- Aparecimento de outros transtornos, como depressão e ansiedade
- Disfunção erétil também é comum
Diagnóstico
O diagnóstico de transtorno dissociativo de identidade envolve a avaliação de um psiquiatra, sendo essencial descartar outros transtornos subjacentes, como uso indevido de substâncias, distúrbios de humor e histórico de doenças neurológicas. O processo de identificação do TDI, inclui:
- Avaliação clínica
- Entrevistadas detalhadas e prolongadas, possivelmente acompanhadas por hipnose ou medicamentos
Buscando ajuda médica
O TDI é um transtorno que prejudica diretamente a qualidade de vida do paciente e, em nenhuma hipótese, deve ser justificado por uso de substâncias — seja drogas ou medicações — ou por crenças religiosas. Portanto, o ideal é procurar ajuda médica em caso de aparecimento dos sintomas já que, quanto mais cedo for a identificação do transtorno, melhor é a resposta ao tratamento.
Tratamento
O principal tratamento para o transtorno dissociativo de identidade é a psicoterapia, aliada à psiquiatria. O tratamento tem como objetivo integrar as diferentes personalidades em uma única, mas nem sempre isso é possível. Quando não é, o intuito é atingir uma interação mais harmoniosa possível entre as personalidades do paciente. Além disso, a psicoterapia, em casos de TDI, pode auxiliar na estabilização das emoções intensas e a superar memórias traumáticas.
Convivendo (Prognóstico)
O TDI pode apresentar sintomas que surgem e desaparecem repentinamente, mas que, sem a ajuda médica necessária, não se resolvem. A recuperação total do paciente depende das características presentes nos sintomas e da qualidade e da duração do tratamento.
Leia também: Borderline: o que é, sintomas e tratamento
Referências
Mauro Shigueharu Oide Junior. Psiquiatra, preceptor de atenção primária e saúde mental do curso de medicina da Universidade Cidade de S. Paulo – Unicid
Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - Quinta Edição
Manual MDS - versão para profissionais da saúde
Manual MDS - versão saúde para a família