Médico formado pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), com pós-graduação em Oftalmologia pela Universidade Estadual...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O que é Cirurgia para catarata?
A catarata e um processo de opacificação do cristalino, que é uma lente natural dos olhos localizada atrás da íris. Essa lente (cristalino) é normalmente clara e transparente. Com o aparecimento da catarata, ela se torna opaca e impede a passagem dos raios luminosos que formam a imagem no fundo do olho.
O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia, não existindo colírios ou óculos que eliminem a doença. A catarata é responsável por 20 milhões de cegos no mundo, e no Brasil 350 mil pessoas apresentam cegueira por conta da doença. No entanto, a perda de visão é reversível com a cirurgia.
A cirurgia de catarata utiliza um laser e facoemulsificação. São feitas incisões no olho para introdução de uma cânula no globo ocular, ligada a um equipamento que aspira e dilui a catarata.
Indicações
Todo paciente com catarata possui indicação para fazer a cirurgia de catarata.
Saiba mais: Excesso de refrigerante pode causar obesidade
Exames necessários para realizar a cirurgia
Os candidatos à cirurgia de catarata devem ser avaliados por um oftalmologista, que irá realizar uma série de exames oftalmológicos como acuidade visual, fundo do olho, pressão intraocular, topografia da córnea, ultrassonografia do globo ocular e um exame para cálculo da lente intraocular a ser implantada.
Também será solicitada uma avaliação cardiológica e exames de sangue.
Tipos
Tipos de anestesia
A cirurgia de catarata na maioria dos casos é feita apenas com colírios e uma sedação leve, exceto se o paciente tiver alguma contraindicação de saúde que necessite outro tipo de anestesia.
Como é feita?
A técnica atual é a cirurgia combinada com laser e facoemulsificação. O laser faz as incisões e ruptura da catarata e a facoemulsificação faz a remoção da catarata.
São feitas incisões menores de 3,5mm com um laser nos olhos. É inserida através dessa ruptura uma espécie de cânula no globo ocular, ligada a um equipamento ultra-sônico que aspira dilui a catarata.
Em seguida, é implantada uma lente intraocular através da incisão. Esta lente varia de pessoa a pessoa, pois além do grau existem lentes monofocais e multifocais. Quem decidirá qual a melhor lente será o medico juntamente com o paciente.
Em todo o procedimento o paciente fica deitado e é utilizado um microscópio para a visualização da cirurgia. Após a cirurgia de catarata, o olho operado terá um curativo que pode ser feito com gaze, tampão de acrílico ou óculos escuros, dependendo da técnica utilizada. Serão receitados colírios por um período.
Por ser feito com uma técnica segura, a cirurgia de catarata pode ser realizada centros especializados, não necessitando de internação. O paciente tem alta logo após o procedimento, podendo voltar para sua casa.
Tanto o procedimento, sua técnica e as lentes intraoculares são de amplo conhecimento dos oftalmologistas aptos a realizar a cirurgia de catarata.
Qual médico realiza a cirurgia
Tanto o procedimento, sua técnica e as lentes intraoculares são de amplo conhecimento dos oftalmologistas aptos a realizar a cirurgia de catarata.
Tempo de duração do procedimento
O tempo da cirurgia de catarata varia de pessoa a pessoa, mas em geral dura em média 20 minutos.
Cuidados após a cirurgia
Após a cirurgia de catarata, o paciente retorna para casa e tem a indicação de permanecer sentado em local confortável. Normalmente a visão retorna ao normal em poucas horas, e o paciente volta a suas atividades normais após poucos dias, não podendo praticar atividades de impacto ou que tenham risco de impacto, como esportes, exercícios físicos ou dirigir.
Além disso, outros cuidados devem ser tomados com os olhos, como:
- Não esfregar
- Não coçar
- Não dormir sobre o olho operado nos primeiros dias pós-operatório
- Não realizar esforço físico.
Riscos da cirurgia de catarata
A maioria das cirurgias de catarata ocorre sem complicações. No entanto, elas podem acontecer.
Nos dias seguintes a cirurgia, pode acontecer:
- Sangramento
- Olho machucado ou roxo
- Vazamento pela incisão
- Infecção ou endoftalmite
- Inflamação
- Glaucoma
- Astigmatismo pronunciado
- Descolamento de retina
- Laceração da cápsula posterior
- Deslocamento da lente intraocular.
Meses após a realização da cirurgia de catarata, pode ocorrer:
- Edema macular cistoide
- Catarata secundária.
Custos da cirurgia de catarata
Alguns Planos de Saúde cobrem a realização da cirurgia de catarata. Verifique se esse é o seu caso. Os preços variam conforme a cidade e procedimentos que são realizados.
Regulamentação
A cirurgia de catarata é um procedimento aprovado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, pelo Conselho Federal de Medicina e pela Anvisa.
Referências
Escrito por: Alfredo Tranjan, oftalmologista especialista do Portal Minha Vida