Danilo Höfling é endocrinologista e doutor em ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É Membro...
iRedatora especializada em saúde, bem-estar, alimentação e família.
O que é T3?
A tri-iodotironina (T3) é um hormônio que, juntamente com a tiroxina (T4), controla como cada célula do corpo gasta energia. Esse processo é chamado de metabolismo. Quando a tireoide produz muito T3 e T4, o metabolismo acelera, já quando a produção é baixa, o metabolismo se torna mais lento.
Normalmente, o exame para avaliar o nível de T3 é solicitado junto com a contagem de T4 livre e THS (hormônio estimulante da tireoide). Se houver uma grande quantidade de T3, pode ocorrer hipertireoidismo, enquanto o contrário pode indicar hipotireoidismo.
Quando o exame é pedido
O exame de T3 serve para diagnosticar:
- Hipertireoidismo
- Hipotireoidismo
- Paralisia periódica tireotóxica (fraqueza muscular causada por altos níveis de hormônios tireoidianos)
- Nódulo na tireoide.
Os sintomas também podem ser mais genéricos, tais como:
- Perda ou ganho de peso não intencional
- Dificuldade para dormir ou insônia
- Ansiedade
- Fadiga ou fraqueza
- Intolerância ao frio ou ao calor
- Sensibilidade à luz
- Menstruação irregular
“Os hormônios tireoideanos são capazes de aumentar a atividade de, praticamente, todos os órgãos e tecidos do nosso corpo, estimulando os processos de oxidação, liberação de energia e produção de calor. Assim, a presença desses hormônios nos tecidos, especialmente o T3, é de fundamental importância para o bom funcionamento de nosso organismo”, explicou o endocrinologista Danilo Höfling em artigo para o MinhaVida.
Considerações
Como é feito o exame de T3
Em um hospital ou laboratório, o exame de T3 é realizado por um profissional de saúde através da coleta de amostra de sangue.
Periodicidade do exame
Não há periodicidade para se realizar um exame de T3. Tudo dependerá das orientações do médico e da presença ou ausência de doenças que devem ser acompanhadas pelo exame.
Resultados do exame T3
Normalmente, o intervalo considerado normal para os níveis de T3 é entre 100 e 200 ng/dL (nanogramas por decilitro de sangue). Contudo, esse valor de referência pode variar de um laboratório para outro.
Altos níveis de T3 podem indicar:
- Hipertireoidismo, causado comumente pela doença de Graves
- Tireotoxicose por T3
- Síndrome de Plummer
- Uso de medicamentos e suplementos para a tireoide
- Doença hepática
Baixos níveis de T3 podem indicar:
- Hipotireoidismo, comumente causado pela tireoidite de Hashimoto
- Má nutrição
- Uso de medicamentos e suplementos para a tireoide
O que pode afetar o resultado do teste?
O uso de certos medicamentos pode deixar os níveis de T3 acima ou abaixo do normal, afetando a interpretação do exame. Converse com o médico e certifique-se de que não esteja ingerindo nenhuma medicação capaz de alterar o resultado do teste.
Grávida Pode fazer?
Não há contraindicações para a realização do exame de T3 durante a gravidez. Entretanto, a gravidez pode afetar os níveis de T3, sendo necessário combinar esse exame com as quantidades de T4 livre e TSH para avaliar com clareza.
Referências
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - entidade sem fins lucrativos que representa os endocrinologistas do Brasil. Organiza campanhas de esclarecimento à população sobre cuidados com a saúde e na prevenção de doenças endócrinas como diabetes, tireoide e obesidade.
LabTestsOnline - site projetado para ajudar pacientes e cuidadores a entender os muitos testes de laboratório que podem ser pedidos pelos médicos. O site é produzido pela AACC, uma organização profissional científica e médica global dedicada a ciência de laboratório clínico e sua aplicação aos cuidados de saúde.
Clínica Mayo - organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos que reúne conteúdos sobre doenças, sintomas, exames médicos, medicamentos, entre outros.