Ginecologista, Obstetra, Mastologista da Clínica Mantelli;Assistência Integral à Saúde da Mulher;Parto Humanizado;Univer...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Progesterona?
A progesterona é um hormônio produzido pelos ovários, nas mulheres e em homens transgêneros, sendo responsável por regular o ciclo menstrual e preparar o útero para receber o óvulo fertilizando. Ele é o principal hormônio da classe dos progestágenos, que também agrega hormônios sexuais, como estrogênios e androgênios, desenvolvendo um papel importante na reprodução sexual.
O exame de progesterona é um teste que mede a quantidade do hormônio no sangue. Vale lembrar que a progesterona é sintetizada principalmente nos ovários, o que significa que as mulheres cis apresentam esse hormônio em maiores quantidades — embora homens e mulheres cis consigam produzir a substância.
Progesterona em mulheres e homens
A progesterona em mulheres ajuda a preparar o revestimento do útero, chamado de endométrio, para receber o ovo fertilizado por um espermatozoide para uma possível gravidez. Se o óvulo não for fertilizado, os níveis de progesterona caem, dando início à menstruação.
Durante a gravidez, a placenta também produz altos níveis de progesterona, começando perto do final do primeiro trimestre e continuando até o nascimento. Os níveis de progesterona em uma mulher grávida são até 10 vezes maiores do que em uma mulher não grávida.
Já em homens, o papel da progesterona está relacionado à espermatogênese (criação de esperma), entre outras funções.
Contraindicações
Não existem contraindicações expressas para um exame de progesterona. No entanto, o médico ou médica pode dizer se você está apta a fazer o teste ou não.
Grávida pode fazer o exame de progesterona?
Não há contraindicações para a realização do exame de progesterona na gravidez. Inclusive, o teste pode ser realizado para acompanhar diversas condições no período.
Considerações
Progesterona alta ou baixa
A interpretação do exame de progesterona depende da razão pelo qual foi requerido. Por isso é importante levar em conta fatores como presença ou não de gravidez, fase do ciclo menstrual, idade e se é feito tratamento com reposição hormonal.
Valores de referência para o exame de progesterona
Os valores de referência mostrados aqui são apenas um guia, uma vez que podem mudar de laboratório para laboratório. Além disso, o médico ou médica irá avaliar os resultados de acordo com o paciente e suas características, como idade e doenças relacionadas.
Os níveis de progesterona são medidos em nanogramas (ng) por litro de sangue (L) e podem variar de acordo com o ciclo menstrual e fase da vida da mulher, conforme explica Erika: "Temos sempre que nos lembrar de relacionar a dosagem da progesterona com a fase do ciclo feminino. Antes da ovulação, ela é baixa. Depois, é alta", afirma.
Veja os valores de referência para o sexo feminino na tabela abaixo:
Fase do ciclo/vida | Valores |
Pré-puberdade | 0,07 a 0,52 ng/mL |
Início da menstruação (fase folicular) | inferior a 10 ng/mL |
Fase ovulatória (Ovulação) | 5 a 20 ng/mL |
Fase lútea (Pós-ovulação) | superior a 10 ng/mL |
1º trimestre da gestação | 11 a 90 ng/mL |
2º trimestre da gestação | 25 a 90 ng/mL |
3º trimestre da gestação | 42 a 48 ng/mL |
Menopausa | <0,4 ng/mL |
Já no sexo masculino, a dosagem de progesterona considerada saudável é de 20 a 90 ng/dL (0,64 a 2,88 nmol/L). Crianças que ainda não chegaram a fase da puberdade devem apresentar valores de progesterona até 40 ng/dL (até 1,28 nmol/L).
Resultados anormais da progesterona
Resultados anormais no exame de progesterona vão variar de acordo com o ciclo em que a mulher se encontra e os valores de referência para cada uma dessas etapas. "É óbvio que a progesterona estará baixa antes da ovulação e vai aumentar durante e um pouco depois, para então voltar a cair", explica Erika.
Progesterona alta
Um nível de progesterona alto para a fase do ciclo ou gravidez pode indicar:
- Cistos no ovário
- Uma forma rara de câncer de ovário
- Superprodução de progesterona pelas glândulas suprarrenais
- Câncer na glândula adrenal
- Hiperplasia adrenal congênita (HAC)
Entre os sintomas de progesterona alta, segundo a ginecologista Erika, estão:
- Instabilidade emocional
- Irritação
- Inchaço
- Ciclo menstrual irregular
Saiba mais: Os custos dos tratamentos para ter um filho
Progesterona baixa
Um nível de progesterona baixo pode ser associado com:
- Toxemia no final da gravidez
- Diminuição da função dos ovários
- Falta de menstruação (amenorreia)
- Gravidez ectópica
- Morte fetal/aborto espontâneo
Entre os principais sintomas de progesterona baixa estão:
- Ciclo menstrual irregular
- Escapes
- Dificuldade para engravidar
- Dor de cabeça
- Alterações repentinas de humor
- Retenção de líquido e aumento do peso corporal
O que pode afetar o resultado do exame de progesterona?
Algumas situações podem afetar os resultados do exame. Nesses casos, pode haver a necessidade dele ser refeito:
- Reposição hormonal de progesterona ou estrógeno;
- Uso de alguns medicamentos, que podem ser listados pelo médico ou médica;
- A hora do dia em que o teste é feito, uma vez que os níveis de progesterona podem sofrer alterações durante o dia;
- Dia do ciclo menstrual.
Suplementação de progesterona: quando é necessário?
A suplementação de progesterona pode ser usada para aumentar os níveis do hormônio a depender do caso de cada paciente. "Em uma gestação com o nível de progesterona mais baixo, há o risco de perda gestacional, então precisamos aumentar a quantidade do hormônio principalmente nos primeiros meses", exemplifica Erika,
"Também é interessante aumentar o nível de progesterona no final da gestação quando ele está abaixo do normal, pois há o risco de parto prematuro", finaliza.
Para que serve o exame de progesterona?
O exame de progesterona é normalmente pedido para verificar a fertilidade da mulher através da avaliação do nível de progesterona no organismo. "Ele serve exatamente para analisar as fases do ciclo menstrual feminino ou, até mesmo, o início de uma gestação ou fases de uma gravidez, entendendo como está o nível desse hormônio em cada uma dessas etapas", explica Erika Kawano Machado Ferreira, ginecologista, obstetra e mastologista da Clínica Mantelli.
O teste também pode ser feito quando a mulher está grávida e se há risco de aborto espontâneo ou gravidez ectópica. Por este motivo, o exame, às vezes, é realizado em mulheres com histórico de abortos que deram à luz natimortos no passado ou que apresentaram sangramento no útero.
Periodicidade do exame de progesterona
Não há periodicidade para se realizar a dosagem de progesterona. Tudo dependerá das orientações do médico e da presença ou da ausência de problemas que podem ser acompanhados pelo exame, como infertilidade.
É recomendado, no entanto, que mesmo mulheres sem sintomas de infertilidade ou menopausa precoce realizem a dosagem de progesterona pelo menos uma vez ao ano. Isso ajuda a acompanhar o andamento da fertilidade e identificar qualquer problema precocemente.
Como é feito o exame de progesterona?
O exame de progesterona é realizado por um profissional de saúde, em um hospital ou laboratório, a partir de uma coleta de sangue. Não há nenhuma recomendação especial após o exame. Por conta do jejum, é recomendado fazer uma refeição assim que o exame for concluído.
Preparo para o exame de progesterona
É recomendado interromper algumas medicações, pois diversos remédios podem alterar os resultados do exame de progesterona. Anote todos os medicamentos que você ingere com regularidade e leve para a consulta, incluindo suplementos alimentares. O médico ou médica irá dizer se você deve interromper o uso de alguma medicação e por quanto tempo.
É necessário fazer um jejum de pelo menos três horas antes do exame. Certifique-se de realizar o teste em um horário que permita o jejum e não prejudique a rotina ou horários de alimentação durante a gravidez.
Saiba mais: Coito programado é feito com a indução a ovulação
Geralmente, o exame de progesterona é realizado no 20º e o 24º dia do ciclo menstrual. Converse com seu médico ou médica sobre seu último período menstrual e qual o melhor momento para marcar o teste.
Quem deve fazer o exame de progesterona?
O exame de progesterona pode ser usado para:
- Buscar possíveis causas de infertilidade
- Determinar se a mulher está ovulando, quando a ovulação ocorre, ou monitorar uma ovulação induzida
- Diagnosticar gravidez ectópica ou aborto espontâneo
- Monitorar uma gravidez de alto risco
- Monitorar a reposição hormonal de progesterona que eventualmente pode ser feita do início da gravidez
- Determinar a causa de sangramento anormal em mulheres que não estão grávidas (pode ser pedido em conjunto com outros exames, como FSH, LH, beta-HCG, exames de tireoide e hemograma completo)
"Dessa forma, o exame é indicado para medir o nível de progesterona em pacientes com menstruação irregular, com dificuldade de engravidar ou que passam por uma gestação de alto risco", complementa Erika.
Referências
Clínica Mayo - organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos que reúne conteúdos sobre doenças, sintomas, exames médicos, medicamentos, entre outros;
Van Leeuwen AM, Poelhuis-Leth DJ. Davis's comprehensive handbook of laboratory and diagnostic tests with nursing implications. 3rd ed. Philadelphia, PA: F.A. Davis Company; 2009.