Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), doutorado em Ginecologia, Obstet...
iO que é Ultrassonografia transvaginal?
O exame de ultrassonografia transvaginal (USG TV) é um complemento do exame de ultrassonografia pélvica (USG P). Como o fundo da vagina fica mais próximo dos órgãos genitais internos, ele permite um melhor contato e possibilita avaliá-los com maior precisão.
Como é feita a ultrassonografia transvaginal?
Normalmente, após o exame de ultrassonografia pélvica, é solicitado que se esvazie a bexiga e volte para o exame complementar de ultrassonografia transvaginal. A sonda com o preservativo e lubrificante é introduzida na vagina para que ocorra a avaliação do útero e dos ovários.
O USG TV pode ser mais específico e muito importante nos quadros de endometriose. Neste caso, o exame deve ser feito com preparo intestinal para melhor avaliação da extensão da doença e do comprometimento intestinal. Nos casos de câncer, pode ser complementado com o exame de Doppler para estimar o fluxo de sangue para os órgãos da região.
Com essa variação, é possível encontrar um padrão característico de formação de novos vasos que irrigam o tumor que pode levar à suspeita ou não de uma doença maligna. A duração deste ultrassom depende muito do profissional e da doença a ser pesquisada.
Contraindicações
As contraindicações do exame de ultrassom transvaginal são para as pessoas que não tiveram relações sexuais ou que tenham problemas em introduzir e/ou manipular algo na vagina.
Indicações
O exame de Ultrassonografia Transvaginal serve para detectar doenças na região pélvica, como:
- Endometriose
- Pólipos endometriais (dentro da cavidade do útero)
- Miomas
- Gravidez nas trompas ou fora da cavidade do útero
- Tumores de ovários
No início da gestação, este exame é fundamental para avaliar a implantação do embrião, estimar o tempo e o desenvolvimento da gestação, assim como a condição do colo uterino. Além disso, ele serve para fazer o primeiro exame morfológico que determina a Translucência Nucal - usado para rastrear alterações genéticas.