Formado pela Faculdade de Medicina do ABC. Especializou-se em pediatria na Unifesp/EPM, obtendo em seguida título pela S...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO que é Soro caseiro?
O soro caseiro é uma solução feita por água, sal e açúcar que ajuda a combater a desidratação, causada principalmente por vômitos e diarreia. É o nome popular para soro de reidratação oral. A solução tem sido usada no Brasil desde a década de 1970 e, segundo o Ministério da Saúde, o soro caseiro contribuiu para reduzir a mortalidade infantil ocasionada pela desidratação em todo o mundo.
Receita de soro caseiro
Para preparar o soro caseiro você precisará de água, açúcar e sal, sendo misturado na seguinte medida:
- 1 litro de água filtrada, fervida ou mineral
- 2 colheres de sopa rasas de açúcar (equivalente a 20 gramas)
- 1 colher de café de sal (equivalente a 3,5 gramas)
Para que serve o soro caseiro?
É indicado para reposição da água e sais perdidos em quadros como:
- Diarreia
- Virose
- Vômitos
- Desidratação
Apenas água não combate a desidratação, isso porque quando ela ocorre também perdemos sais. Apesar de ser mais comum dar o soro caseiro para crianças, adultos de qualquer idade também podem se beneficiar dele quando há risco de desidratação.
Saiba mais: Nariz entupido do bebê: saiba como fazer a limpeza nasal
Como deve ser tomado?
O soro caseiro deve ser oferecido em pequena quantidade e várias vezes, por exemplo: meio copo para crianças acima de dois anos a cada 30-40 min. Para as crianças abaixo de dois anos, pode ser oferecido a colheradas. É importante observar se há perda de líquido por meio de diarreia e vômitos. Caso haja, o recomendado é ingerir o soro caseiro na mesma quantidade perdida.
O soro preparado, encontrado em farmácias, é uma alternativa de prevenir a desidratação, já que ele vem pronto para ser diluído. Quanto ao soro caseiro, há risco da proporção de sal e açúcar ser errada, levando ao risco de piora do quadro de desidratação.
Saiba mais: Saiba como evitar e combater a diarreia no verão
Receita de soro caseiro com colher padrão
Se necessário, basta se dirigir a qualquer posto de saúde e pedir pela colher padrão disponibilizada pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), que já contém a medida certa para sal e açúcar em cada ponta para fazer o soro caseiro.
- 1 copo (200 ml) de água filtrada, fervida ou mineral
- 2 medidas rasas de açúcar lado maior da colher padrão
- 1 medida rasa de sal do lado menor da colher padrão
Além disso, é possível encontrar essa preparação nas unidades da farmácia popular distribuída pelo Ministério da Saúde, gratuitamente, na forma de envelopes prontos para o uso.
Saiba mais: 5 remédios caseiros para diarreia
Contraindicação
Embora as quantidades de açúcar e sal presentes não sejam suficientes para alterar a glicemia e a pressão arterial, pessoas com hipertensão ou diabetes devem fazer uso com orientação médica e somente até saírem do quadro de desidratação, já que correm o risco de hipoglicemia aumentado.
O soro é contraindicado para bebês que ainda mamam exclusivamente no peito. Crianças com diabetes tipo 1 devem ser reidratadas com acompanhamento médico e geralmente com internação hospitalar.
Validade do soro caseiro
O soro pode ser guardado por até 24 horas, desde que em um recipiente fechado e, de preferência, refrigerado. Depois deste período ele deve ser descartado.
Saiba mais: Cuidados nutricionais durante episódios de diarreia infantil