Graduação em Fisioterapia pela PUC-Campinas. Especialização em Fisioterapia Músculo-Esquelética (formato de residência m...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO que é Osteopatia?
A osteopatia é uma técnica de medicina complementar e integrativa que visa melhorar a recuperação de estruturas do corpo através da intervenção das mãos sobre articulações, músculos e ligamentos.
Indicada para pessoas que sofrem com luxações, espasmos ou dores musculares, a prática pode tratar dores na lombar, no pescoço e no ombro. Porém, por ser considerado um tratamento complementar, é importante consultar um médico antes de buscar tratamento osteopata.
Existem diferentes técnicas da osteopatia, como:
- Osteopatia craniana: parte do crânio para tratar o corpo
- Osteopatia visceral: atua nos órgãos e na relação entre eles
- Osteopatia muscular: atua nos músculos e tendões
- Osteopatia estrutural: trata as articulações
- Osteopatia linfática: atua no sistema linfático
- Osteopatia imunitária: trabalha no sistema imunológico
- Osteopatia facial: atua nos tecidos faciais
Para que serve?
O foco da osteopatia está na origem da dor, que pode ser ocasionada por sedentarismo, má postura, esforço intenso, estresse, entre outros. O método serve para tratar dores intensas que podem atrapalhar a rotina, como:
- Lesões esportivas
- Dor lombar
- Dor no pescoço
- Dor no ombro
- Dor no cotovelo
- Dores musculares e articulares
O ideal é que ela seja realizada junto à adoção de hábitos de vida saudáveis, como prática de atividade física e alimentação balanceada. Para potencializar o tratamento, é indicado abandonar hábitos como o sedentarismo.
Saiba mais: Dicas para evitar dores nas costas e nas articulações no inverno
Como a osteopatia é feita?
Antes do procedimento, o paciente deverá passar por uma avaliação detalhada em que serão feitos alguns testes específicos para a identificação da causa do problema. Em alguns casos mais graves, a pessoa poderá ser encaminhada para um médico especializado, como um ortopedista.
A osteopatia é realizada por um osteopata, profissional especializado nesse tipo de tratamento, e é feita através da manipulação física, do alongamento e da massagem. O paciente é colocado na posição deitada em uma maca higienizada para que ocorra o procedimento.
A duração do tratamento, incluindo a quantidade de sessões e o intervalo entre elas, depende da resposta sintomática de cada paciente, pois esta indicação acaba sendo particular para cada caso com o intuito de esperar a resposta do corpo de acordo com cada situação.
Saiba mais: 6 tipos de massagem para aliviar o estresse
Indicações
A osteopatia tem uma ampla indicação, podendo ser usada para tratamentos pediátricos, como a osteopatia para bebê e a osteopatia infantil, até para tratamentos para indivíduos com idade mais avançada. De maneira geral, a osteopatia é indicada para pessoas que sofrem com condições que afetam os músculos, os ossos e as articulações.
Benefícios da osteopatia
Os principais benefícios que a osteopatia oferece são:
- Melhora da mobilidade das articulações
- Alívio de tensões musculares
- Redução de dores e restauração da parte afetada
- Melhora da circulação sanguínea nos tecidos
Saiba mais: A osteopatia é um tratamento que resolve de vez o problema?
Osteopatia e quiropraxia: qual é a diferença?
É comum haver confusão entre osteopatia e quiropraxia, afinal, ambas as práticas são parecidas. Porém, a diferença entre elas está na abordagem ao problema que gera incômodo ou dor no paciente.
A osteopatia é uma terapia mais abrangente, que envolve diversas técnicas para atuar sobre todos os sistemas do corpo, como musculoesquelético, neural, visceral e craniano. Já a quiropraxia é uma técnica mais pontual, que atua na parte estrutural do corpo e diretamente sobre o local da dor, sobretudo na coluna vertebral, corrigindo bloqueios vertebrais, alinhando os ossos e aliviando o incômodo.
Caso esteja em dúvida se deve se consultar com um osteopata ou quiropraxista, uma sugestão é fazer uma análise mais detalhada do corpo com um osteopata que, caso seja preciso, pode te encaminhar para a quiropraxia.
Saiba mais: Quiropraxia é eficaz no combate a dores no pescoço
Referências
NHS. Osteopathy. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/osteopathy/>. Acesso em 25 fev 2020
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS. Plataforma de Osteopatia. 2017. Disponível em: <https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/21827/1/TESE%20-%20PLATAFORMA%20DE%20OSTEOPATIA.pdf>. Acesso em 25 fev 2020